Mídias Sociais

Cultura

Solar dos Mellos recebe espetáculo teatral “Diário do último ato”, de quarta a sexta-feira, 19 a 21, sempre às 18h30

Publicado

em

 

O Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé recebe, nesta quarta-feira, 19, a apresentação da peça “Diário do último ato”, premiada pelo Edital Retomada Cultural 2, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

A apresentação do espetáculo, que também foi contemplado com o prêmio português, Bolsa Jovens Criadores de Portugal, acontece até essa sexta-feira, 21, sempre às 18h30, e apresenta os momentos finais da vida da escritora e poeta portuguesa, Florbela Espanca (1894-1930).

“Escolhemos a Florbela Espanca porque ela foi pioneira. Uma das primeiras mulheres a cursar Direito, tinha um diálogo intelectual com outros autores da época, de igual para igual. Escolhemos usar o termo poeta, não poetisa, para enfatizar o protagonismo desta escrita, porque o ‘-isa’ se refere à mulher do poeta”, disse a atriz Ana Cecilia Reis, premiada quando fazia residência artística na cidade de Évora, em Portugal.

A atriz conta que Florbela Espanca começou a escrever aos 8 anos de idade e que a escritora não aceitava a opressão da mulher no casamento, tendo se divorciado por duas vezes por não aceitar ser apenas um “acessório” para os maridos.

“Ela foi mal vista por ter se casado por 3 vezes. Ela se divorciou duas vezes nos anos 1920 porque buscava por alguém que não a considerasse um acessório. Ela queria uma vida de paixão e de comprometimento, negando-se a viver o casamento de convenção. Florbela fala sobre o julgamento da sociedade e do apagamento de seu trabalho enquanto artista, tudo que ainda está muito presente. Isso é também falar da saúde mental das mulheres da contemporaneidade e da importância de uma rede apoio para elas”, completa Ana Cecilia Reis.

A dramaturgia de Ronaldo Ventura foi inspirada em cartas e diários da poeta, e a produção e iluminação do espetáculo são assinadas por Paulo Barbeto, que é de Macaé, e formado pela Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (EMART).

Segundo a prefeitura, o monólogo se apresenta em museus, bibliotecas, espaços culturais e pequena salas de espetáculo, já tendo passado pelo Rio de Janeiro e por Petrópolis, antes de chegar à região, onde passa por Macaé e Rio das Ostras.

“O encontro dos integrantes da Cia Plúmbea se deu na UniRio (Universidade Federal do Estado do Rio), onde todos estudam. Eles são do Rio, de Macaé, de Petrópolis e de outros municípios do interior do Estado, por isso a proposta apresentada ao edital estadual foi ‘religar’ os vínculos com o interior do Rio de Janeiro”, acrescentou a prefeitura.

Diretora do Solar do Mellos, Patrícia Barboza comenta que o histórico espaço cultural da cidade continuará recebendo espetáculos teatrais e artísticos durante esse período em que o Teatro Municipal de Macaé passa por obras de reforma.

“O Solar dos Mellos, enquanto braço da Secretaria de Cultura, neste período em que o Teatro Municipal está em obras, receberá este monólogo que tem a proposta de se apresentar fora de espaços tradicionais. É um presente que levará mais conhecimento sobre Florbela Espanca. Neste Outubro Rosa, trazemos uma programação voltada para a mulher e todo o público”, disse Patrícia Barboza.

Os ingressos devem ser adquiridos antecipadamente pelo portal da Sympla, com o título “Diário do último ato em Macaé 2022”, e a classificação etária é 14 anos. O Solar dos Mellos fica localizado na Rua Conde de Araruama, 248, no Centro.

BOX: Ficha Técnica.
Elenco: Ana Cecilia Reis
Texto e Direção: Ronaldo Ventura
Cenário: Dhiego Rabelo
Figurino: Patrícia Almeida
Produção e Iluminação: Paulo Barbeto
Filmagem, Edição e Fotografia: Fernanda Almeida
Realização: Cia Plúmbea


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana