Mídias Sociais

Cultura

Solar dos Mellos inicia programação de evento nacional de museus em Macaé nessa segunda-feira, 18

Publicado

em

 

Começa nessa segunda-feira, 18, a 17ª Primavera dos Museus, promovida entre os dias 18 e 24 deste mês, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em instituições de memória em todo país, e que contará com a participação do Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé.

Com o tema “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”, o evento tem o objetivo de ressaltar a importância dos museus na promoção da inclusão social e da diversidade, fundamentais para a democracia.

Em Macaé, a programação começa nessa segunda, às10h, com a exposição “Da Realeza à Escravidão – Uma história sobre a desvalorização da cultura africana”, assinada pelo artista plástico mineiro Robson Fazolin.

A exposição traz pinturas acrílicas em tela de algodão que foram idealizadas especialmente para a 17ª Primavera dos Museus, e marca a estreia do artista em exposições no Solar dos Mellos, que fica na Rua Conde de Araruama, 248, no Centro.

“A exposição é inédita, feita especialmente para o tema do museu, para contar um pouco da história e da cultura negra com foco na realeza africana”, conta Robson Fazolin.

Nascido em Murié, em Minas Gerais (MG), o artista, que tem um atelier no bairro de Costazul, em Rio das Ostras, mora na Região dos Lagos há 10 anos, e em trabalho caracterizado pelas cores vivas nas telas de algodão.

“A 17ª Primavera de Museus terá início com uma emocionante exposição do talentoso artista plástico Robson Fazolin. Essa é uma oportunidade única para celebrar a rica herança cultural africana. Contamos com a presença de cada um de vocês para tornar este evento ainda mais especial”, convida o secretário de Cultura, Leandro Mussi.

Além da exposição, o Solar dos Mellos apresenta uma programação gratuita e variada durante toda a semana do evento, com destaque para duas palestras, nessa terça-feira, 19, sobre o Quilombo de Carukango, e na próxima quinta-feira, 21, com o tema “Políticas sociais para o público LGBTQIA+”.

Com início marcado para as 18h, as duas palestras serão ministradas, respectivamente, pelo doutor em Ciências da Educação, Marcelo Abreu, que também é professor e escritor difusor da história, geografia e cultura do Norte Fluminense, e pela coordenadora de Políticas de Acesso e Gênero de Macaé, Tayse Marinho.

Além da exposições e das palestras, a semana conta ainda com visita mediada ao Solar dos Mellos, contação de histórias e aulão de capoeira, com contatos para agendamento de visitas de grupos pelo e-mail, msolardosmellos@gmail.com, ou pelo telefone (22) 2759-5049.

“Ela (a 17ª Primavera dos Museus) se distingue por reconhecer que a democracia se faz por muitas mãos. Trazer à tona exposições como essa é a retomada da construção da democracia com a participação de muitos de seus agentes, ainda hoje inviabilizados ou marginalizados. Museus são lugares que ecoam. E não podemos deixar nenhuma voz silenciada”, avalia a diretora do Solar dos Mellos, Patricia Barboza.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana