Mídias Sociais

Cultura

Sesc Rio traz shows internacionais no Rio das Ostras Jazz & Blues Festival a partir desta quinta-feira (20)

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Daniela Bairros

A cidade de Rio das Ostras realiza a partir desta quinta-feira (20), o 16º Festival de Jazz & Blues. O evento segue até o próximo domingo (23). Neste ano, o Sesc Rio trará shows internacionais, como Big James & Simi Brothers, Vox Sambou e Flávio Guimarães Blues Groovers, com a participação especial de Fernando Magalhães, do Barão Vermelho.

O festival vai reunir os melhores instrumentistas e intérpretes da atualidade, que se apresentarão em quatro palcos montados ao ar livre, com shows gratuitos e mais de 70 horas de música.

Nesta quinta-feira (20), a banda Big James & Simi Brothers se apresentará no Palco Costazul Sesc, que iniciará a programação às 20h. No dia seguinte, sexta-feira (21), eles retornam às 17h no Palco Tartaruga Sec. Cantor e trombonista de Chicago, Big James tem uma voz tão grande quanto sua cintura. Vindo pela primeira ao Brasil ele combina blues, soul, R & B e funk em sua música encharcada de grooves. Sua música é fortemente influenciada por James Brown, Little Milton, Albert King, Bobby "Bland Blue" e Prince. Já tocou com Little Milton, Albert King, Otis Rush, Buddy Guy e também dividiu o palco com Eric Clapton, Lou Rawls, Koko Taylor, Derek Trucks e muitos outros. Big James é 3 vezes vencedor do Critic's Choice Award da Revista Living Blues pela Most Outstanding Horn Player na Blues Industry! Vem acompanhado pela banda “The Simi Brothers” formada pelos irmãos guitarristas e produtores, Danilo e Nicolas Simi em um show que promete agitar toda a galera.

Do Haiti, Vox Sambou se apresenta no dia 20 de junho no Palco Costazul Sesc. Já foi chamado de “embaixador do hip hop haitiano” e de “a eterna voz do Haiti”. Letrista habilidoso e perspicaz, o artista apresentará o repertório do seu recente CD The Brasil Session Com letras em criolo, francês, inglês, espanhol e português, Vox Sambou envolve o público com melodias contagiantes e letras sobre unidade, solidariedade e o legado dos seus ancestrais. Musicalmente, faz uma mistura de hip hop com afrobeat, grooves latinos e batidas de reggae, além de buscar elementos de gêneros do Haiti.

Já no palco Iriry Sesc, a performance de Flávio Guimarães Blues Groovers com participação especial de Fernando Magalhães começa às 14h15. Flávio é gaitista, cantor e pioneiro do blues no Brasil. Com mais de 30 anos de carreira, lançou 25 álbuns entre sua carreira solo e o Blues Etílicos. Gravou e tocou com Alceu Valença, Djavan, Cássia Eller, Ed Motta, Erasmo Carlos, Frejat, Luiz Melodia, Paulo Moura, Renato Russo, Rita Lee, Titãs, Zeca Baleiro e Zélia Duncan, entre outros. Realizou shows de abertura para Ben Harper, B. B. King e Robert Cray, além de compartilhar o palco com algumas lendas vivas do blues, como Buddy Guy, Charlie Musselwhite e Taj Mahal.  Fernando Magalhães dispensa apresentação: ele é o guitarrista da banda Barão Vermelho desde 1985, já gravou dezenas de álbuns, participou de praticamente todas as tours, tocou em vários festivais, como Rock in Rio, abriu os shows dos Rolling Stones, na tour Voodoo Lounge em 1995, e fez shows em Portugal e USA. Lançou 2 álbuns solo, instrumentais, e com este trabalho, abriu shows no Brasil para Joe Satriani e REM.

Os músicos do Blues Groovers são a cozinha de Blues/Rock mais experientes e atuantes do Brasil. Com Otavio Rocha na guitarra, Beto Werther na bateria e Cesar Lago no baixo, a banda possui uma identidade própria em seu trabalho, sempre carregada de energia, dominando diversas variantes do Blues e respeitando a essência melódica e suas raízes.

Nos dias seguintes, o Sesc RJ leva para Rio das Ostras os shows de “Romero Lubambo convida Dianne Reeves” (21/06), Lucky Peterson (21 e 23/06), Bob Franceschini Jazz Trio (21 e 22/06), Bixiga 70 (21/06), The Jig (21 e 22/06) e Roy Rogers (22 e 23/06).

Crédito: Divulgação

 

 

Mais lidas do mês