Mídias Sociais

Cultura

Receitas de Chefs da Cozinha Show serão as principais atrações do Festival Macaé de Cultura e Gastronomia

Publicado

em

 

Evento começa nesta quinta-feira (09) e deverá reunir público de 40 mil pessoas na orla da Praia dos Cavaleiros.

Da redação

As receitas dos Chefs da Cozinha Show serão as principais atrações do Festival Macaé de Cultura e Gastronomia. O evento começa nesta quinta-feira (09) e deverá reunir público de 40 mil pessoas na Orla da Praia dos Cavaleiros até o próximo domingo (12).

O evento começará com a Chef Mônica Rangel, do restaurante Gosto com Gosto, de Visconde de Mauá. Na sexta-feira (10), o Chef Pablo Savon, do restaurante Soêta, de Vitória (ES), fará a famosa casquinha de siri do Espírito Santo.

O público terá também palestras sobre alimentação saudável e sem glúten com as chefs Fabiana Pimentel e Gisele Carneiro, sexta e sábado. A cada apresentação dos chefs as pessoas terão a oportunidade de experimentar gratuitamente os pratos ensinados nas oficinas. A degustação é servida após o acompanhamento do preparo do prato.

No sábado, às 11h, os Chefs Renato Martins e Rafael Coelho prepararão um cuscus nordestino com atum confitado e um suflê capixaba de frutos do mar na aula cozinha de memória compartilhada. A tarde de sábado começa com a Chef Monique Gabiatti, participante do Master Chef 2017, que comanda o Cozinha Bistrô Bar, especializado em frutos do mar.  A programação prossegue com grandes nomes como Paquito, do Parador Valença de Petrópolis, Kátia Barbosa do Aconchego Carioca, Bruno Marasco do Carmim de Niterói, e Alexandre do Nando de Teresópolis.

Pablo é Chef do restaurante Soêta, no Espírito Santo. Apaixonado por gastronomia desde a infância, o chef equatoriano começou aos 17 anos, quando iniciou seus estudos no centro de formação hoteleira Alberto,  no Equador. Com passagens por diversos restaurantes na Europa, Pablo Pavón aprimorou seu talento na prestigiada escola Cordon Bleu, de Paris e na Escola Hoteleria Casa de Campo, em Madrid. Presente em todos os eventos relevantes de gastronomia no país, Pablo virá pela primeira vez no festival de Macaé.

A Chef Monique Gabiatti estará no dia 11, às 13h e no dia 12, dia dos pais, às 12h, na cozinha show. Monique é sergipana com alma carioca, e comanda o Cozinha Bistrô Bar, especializado em frutos do mar. Ela é formada em Nutrição e Gastronomia pela Alain Ducasse Formation (ADF) e procura utilizar técnicas que preservam o sabor dos ingredientes! No ano passado, Monique participou da edição do MasterChef Profissionais da Tv Band. Aos 12 anos, Monique ingressou num curso de culinária.

O Chef Rafael Coelho, é formado em Gastronomia pela Faculdade Novo Milênio, faz parte da nova geração de jovens Chefs brasileiros que prezam o bom ingrediente, frescor e estudos minuciosos da gastronomia. Com mais de 14 anos de experiência em grandes restaurantes, o Chef reside em Macaé desde 2017 como sócio e Chef do Le Blanc e possui  na sua cozinha toques da gastronomia anglo indiana, tailandesa, francesa e brasileira. Ele fará um suflê capixaba de frutos do mar na cozinha show.

O chef Renato Martins vai explanar um pouco sobre suas memórias de quando era mais jovem, com seu pai pescador influenciando sua história desde pequeno. Trazendo uma releitura para seu prato, o “Polvo à moda Portuguesa" do Restaurante Ilhote Sul e também contando a história do cuscus nordestino com atum confitado em Macaé. Ele se dedica à cozinha contemporânea e a paixão por pratos com frutos do mar.

Idealizado em 2010, o Festival Gastronômico veio somar um novo atrativo ao roteiro turístico e cultural do estado do RJ, reunindo grandes personalidades da culinária nacional e internacional, dentre elas chefes renomados como Claude Troisgros, Ludmila Soeiro, Pedro de Artagão, Checho Gonzales  e assim,  se consolidando como referência gastronômica na Região dos Lagos.

No Festival, o público poderá degustar 21 pratos com preço único em dois estandes com rótulos de vinhos da Q Bodega e da Cocoricó. Outros dois estandes com drinks: bar da Amazzoni Gin e Cachaça.  O Bar do Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros estará com  porções de pastéis, batatas, chopps,  água e refrigerantes. Além dos pratos de sobremesas desenvolvidos pelos associados terá a Pipokando Pipocas Gourmet, Nuvem de Mel,  churros do Don Churrito e Meiredos Sucos de Frutas.

O 9º Festival Macaé de Cultura e Gastronomia é uma realização do Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros, com patrocínio da  RBureau, Italinea, Band, Casa&Cor, Brasil Offshore, Toyota e Fox Treinamentos. Apoio da  Prefeitura Municipal de Macaé, Sebrae, Macaé Convention & Visitors Bureau e Macaense Ambiental e Portal Viu.

Crédito: Divulgação

 


 

Mais lidas do mês