Mídias Sociais

Cultura

Peça sobre o Almirante Negro estreia no Teatro Firjan SESI de Macaé nessa quinta, 22

Publicado

em

 

Montado em 2019 com o intuito de homenagear o cinquentenário de morte do principal líder da Revolta da Chibata, de 1910, João Cândido, o espetáculo “Turmalina 18-50” chega ao Teatro Firjan SESI de Macaé nessa quinta-feira, 22, a partir das 20h.

Chamado de Almirante Negro na música “Mestre Sala dos Mares”, de Aldir Blanc e João Bosco, imortalizada na voz de Elis Regina, João Cândido viveu em São João de Meriti, no Rio, cidade sede da companhia.

“O espetáculo refaz os caminhos percorridos pelo ‘Almirante Negro’ como forma de celebrar sua história e combater o apagamento de sua memória, promovido sistematicamente pelos brasis oficiais. O espetáculo relembra os abusos sofridos pelos marinheiros negros até a 1ª década do século passado, exalta a Revolta da Chibata, marco na luta por igualdade racial em nosso país, denuncia o esquecimento intencional a que esta revolta e suas consequências foram submetidas e apresenta os últimos dias de João Cândido, um herói nacional pobre e esquecido, incógnito em uma rua de terra na Baixada Fluminense”, descreve a produção;

Com duração de 80 minutos, e classificação 12 anos, a peça tem dramaturgia e direção de Vinicius Baião, supervisão de Rodrigo França, pesquisa de Luiz Antonio Simas, e elenco formado por Diogo Nunes, Gabriela Estolano, Graciana Valladares, Higor Nery, Leandro Fazolla e Madson Vilela.

O título, “Turmalina 18-50”, faz referência ao último endereço onde viveu João Cândido Felisberto, na Rua Turmalina, Lote 18, Quadra 50, mostrando sua relação com as águas de maneira poética e simbólica, evocando a marinha, a pesca e os portos.

Indicada ao Prêmio Shell de Teatro 2022, na categoria “Melhor Cenário”, de Cachalote Mattos, a peça tem figurino de Carol Barros, preparação corporal de Orlando Caldeira, trilha sonora, direção musical e preparação vocal de Kadú Monteiro, iluminação de Ana Luzia de Simoni e Victor Tavares, que também assina a operação de luz.

O Teatro Firjan SESI de Macaé fica na Alameda Etelvino Gomes, 155, na Riviera Fluminense, e os ingressos para “Turmalina 18-50” estão sendo vendidos no site da Sympla pelos valores de 30 reais (inteira) e 15 reais (meia).


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana