Mídias Sociais

Cultura

Palhaça Pimentinha encanta Rio das Ostras nos dias 17 e 18 de novembro no Teatro Popular

Daniela Bairros

Publicado

em

 

O espetáculo, da Kindala Visual, será apresentado às 16h nos dois dias.

 

Daniela Bairros

Pimentinha pelo Mundo: as andanças de uma palhaça bailarina. É este o espetáculo que promete encantar Rio das Ostras nos dias 17 e 18 de novembro no Teatro Popular. O espetáculo, da Kindala Visual, será apresentado às 16h ambos os dias.

De dentro de uma bolinha de sabão para o mundo, a personagem foi criada pela atriz Thainá Macedo, que é formada em teatro pela Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna e em Canto pela Escola de Música Villa-Lobos. A palhaça  Pimentinha é uma construção de muita pesquisa feita no cotidiano da atriz.

A classificação do espetáculo é livre e os ingressos custam R$ 30,00 (inteira), R$ 15,00 (meia). Para mais informações, [email protected] . (22)988250075 (whatsapp)

Sobre a personagem e atriz

Pimentinha é a palhaça da atriz Tainá Pimenta, é como se fosse uma extensão da própria Tainá, um "eu" mais exagerado, dilatado, expandido. Um "eu" que não cresceu. Tainá é formada pela Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna (escola pública de teatro mais antiga da América Latina) e lá iniciou sua pesquisa em palhaçaria. A Pimentinha nasceu de uma bolinha de sabão, enquanto a atriz pesquisava em um exercício em sala de aula. Daí  descobriu ainda que sua palhaça era bailarina. Pimentinha começou então a bailar pelo mundo e conforme o tempo foi passando, foi ganhando mais espaço. Tainá começou a se dedicar cada vez mais a essa pesquisa, levando a Pimentinha sempre "na bolsa", como diz a atriz. A palhaça no cotidiano, a palhaça que sai na rua despretensiosamente, só para pegar um ônibus, comprar um pão ou almoçar. Tainá começou a andar pela rua como Pimentinha e a perceber como essa simples atitude pode arrancar sorrisos. Depois disso, a atriz começou a dar oficinas de palhaçaria também, o que fortalecia ainda mais seu estudo, pois à medida que dava aulas, aprendia mais e mais. Foi então que veio o convite para a construção da peça: você consegue construir uma peça para a Pimentinha? Sem pestanejar, a atriz começou a escrever a dramaturgia de "Pimentinha pelo mundo: as andanças de uma palhaça bailarina!", uma peça muito autobiográfica.

Pimentinha retrata a história de uma menina que queria ser bailarina, mas acabou se tornando uma palhaça (uma palhaça bailarina)! Pimentinha então ganha o mundo e leva todo o público nessa viagem muito poética, onde essa palhaça que adora contar histórias nos leva a rir e a chorar, mostrando a humanidade do palhaço. Momentos de encantamento, poesia, reflexão e alegria são proporcionados pela peça, que conta com números muito engraçados, com muita música, canto, ballet, sapateado, dança, poesia e muito amor! Pimentinha  convida todos a dançarem com ela, pois acredita que quando a gente dança junto, o mundo inteiro se sacode! E você, vem?

Crédito: Divulgação


 

Mais lidas do mês