Mídias Sociais

Cultura

Neste verão, faça um tour cultural pelo Beco das Artes em Macaé

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Localizado na Praia do Pecado, o beco é aberto ao público e pode ser visitado de graça.

 

Daniela Bairros

Verão, calor, praias lotadas. Mas a estação mais quente do ano pode ficar ainda mais agitada com cultura. Isso mesmo, cultura. Em Macaé, faça um tour cultural pelo Beco das Artes, que fica na Praia do Pecado. O local é aberto ao público e pode ser visitado de graça.

O Beco das Artes, inaugurado há pouco mais de 15 dias, já virou um ponto turístico mais visitado em Macaé. A ideia da rua surgiu a partir de um desejo da produtora cultural e cenógrafa Agnes Willians, com apoio do empresário João Costa que concedeu a utilização do espaço. Foram oito anos de estudo até ser concluído. O Beco das Artes está localizado bem na entrada da Praia do Pecado é uma inciativa entre os poderes públicos e privados, com o intuito de fomentar o desenvolvimento artístico, cultural e turístico de Macaé, utilizando a arte e a cultura. Os visitantes poderão conhecer e prestigiar os trabalhos de artistas plásticos, arquitetos, empresários, além de todo o trabalho paisagístico exclusivo do local.

No local, em destaque, estão  as “Umbrellas ao Vento”, que consiste na suspensão de guarda-chuvas inspirados na rua Águeda em Portugal e as treze fachadas de casas coloniais, produzidas por arquitetas convidadas, sob a coordenação da arquiteta e Presidente da Associação Regional de Arquitetura e Urbanismo de Macaé (ARAU), Grasiela Mancini e Direção Executiva da arquiteta Debora Carvalho, contando com apoio de empresas parceiras da região. O local é aberto à visitação gratuitamente todos os dias da semana e contará com eventos mensais. Os visitantes também poderão conhecer a Vila Gourmet que funciona anexo ao Beco das Artes e é um projeto coordenado por empresários locais. No espaço são oferecidas diversas opções da gastronomia urbana com funcionamento de segunda a sábado.

Para o Secretário de Turismo, Leonardo Anderson, o projeto, que tem apoio da Prefeitura de Macaé, é uma iniciativa positiva, pois a cidade ganhou mais um ponto turístico. “O objetivo é que o Beco das Artes se torne mais um ponto turístico da cidade, com a participação da população, como os artesãos, que vão utilizar o local com a feira de artesanato da cidade e poderão obter renda”, explicou.

Intervenções artísticas

- Umbrellas ao Vento – Central de Aços Macaé

- Eco Jardins - Pneus Floreiras – Grupo Manhães, MetalProv, Du Mar Plantas do Mirante

- O Vilarejo - Fachadas de Casas Coloniais – Arquitetas ARAU

- Metamorfose – Paisagismo – Leandro Marinho

- Redário Comunitário – Leandro Marinho

- Cartões Postais – Grupo Manhães

Outras informações sobre a Rua Beco das Artes pelo wathsapp (22) 99710-9361 (Agnes Williams) ou pelo e-mail: [email protected]

Legendas

D1-

“Umbrelas ao Vento” são a marca do Beco das Artes, na Praia do Pecado, em Macaé

Crédito: João Paraíso


 

Mais lidas do mês