Mídias Sociais

Cultura

Macaé recebe neste sábado (31) 42ª Unidade Diocesana no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Daniela Bairros

Macaé recebe neste sábado (31), um dos maiores eventos da Diocese de Nova Friburgo, a 42ª Unidade Diocesana. O evento será realizado no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho. Com o tema, "Com nossos talentos construímos a unidade", mais de oito mil fiéis são esperados para o encontro, cujo objetivo é o de unir, agregar e fortalecer o vínculo entre as 60 paróquias das 19 cidades abrangidas pela diocese.
A última vez que Macaé sediou uma edição da Unidade Diocesana foi em 2013 e organizada pela Paróquia Santo Antônio. Desta vez, a anfitriã será a Paróquia São João Batista, conduzida pelo padre José Luiz Bustamante, que está há 29 anos à frente de sua comunidade. Na Santa Missa de encerramento do evento, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, o pároco receberá uma homenagem especial, com o título de Monsenhor, designação eclesiástica de honra conferida pelo Papa a sacerdotes da Igreja Católica por serviços prestados à Igreja ou pelo exercício de funções eclesiásticas de governo ou de diplomacia.
Realizada anualmente no último sábado do mês de agosto, a Unidade Diocesana é um momento de integração, comunhão, partilha, formação, descontração, espiritualidade e oração entre os participantes. A programação deste ano inclui palestras, workshops e shows católicos para os peregrinos, com destaque para a cantora e pregadora Zezé Luz, do Movimento Pró-Vida. Haverá também espaços para adoração ao Santíssimo Sacramento, confissões e para as crianças, além da praça de alimentação. "Queremos fazer uma recepção calorosa. É o momento de estarmos juntos em um intercâmbio de cultura, fé e encontro fraterno. E esta edição, que estamos preparando com muito carinho, é a grande oportunidade para os fiéis fortalecerem a união entre todas as paróquias da Diocese de Nova Friburgo", declarou o padre José Luiz.
As reuniões para a 42ª Unidade Diocesana foram iniciadas em 30 de janeiro deste ano, com as coordenações das equipes colaboradoras. O número expressivo de voluntários mostrou o quão cada um está empenhado em servir a Deus através desse evento tão importante para a Diocese. Deste então, outros encontros foram realizados e os interessados em colaborar na realização da Unidade devem procurar a secretaria especial, que funciona na Paróquia São João Batista, situada na Rua Prefeito Moreira Neto, nº 72, Centro, Macaé, ou pelo telefone (22) 2762-1608.
Logotipo oficial
O logotipo oficial da 42ª Unidade Diocesana foi lançado em 19 de março, dia em que os católicos celebram São José, pela equipe de comunicação, juntamente com a coordenação local do evento. A arte, desenvolvida pela publicitária, designer gráfico e coordenadora de comunicação do evento, Flávia Borba, traz importante mensagem que sintetiza o tema escolhido: “Com nossos talentos, construímos a Unidade”, em referência à parábola dos talentos.
O símbolo foi desenvolvido sob a ótica de que com a união de todos, com seus talentos diversos, estão unidos à Cruz de Cristo. As três cores escolhidas simbolizam os três Vicariatos Episcopais (o azul representa o Vicariato Litoral; o verde o Vicariato Sede e o laranja o Vicariato Norte) e têm como referência as tonalidades utilizadas na arte da Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema foi "Fraternidade e Políticas Públicas" e o lema: "Serás libertado pelo direito e pela Justiça".

Crédito: Flávia Borba

Mais lidas da semana