Mídias Sociais

Cultura

Fotógrafo macaense apresenta exposição “Luzes de Sant’Anna"

Daniela Bairros

Publicado

em

 

O mais novo trabalho de Rômulo Campos será inaugurado na Galeria de Arte Hinderburgo Olive, da Secretaria Municipal de Cultura, no dia 27 deste mês, às 19h30.

 

Daniela Bairros

O fotógrafo macaense Rômulo Campos inaugura no próximo dia 27 a exposição “Luzes de Sant’Anna. A mostra será inaugurada às 19h30 na Galeria de Arte Hinderburgo Olive, da Secretaria Municipal de Cultura. O fotógrafo vai apresentar “Luzes de Sant’Anna, fotografia do nascer do sol, tendo como pano de fundo o Arquipélago de Sant’Anna.

Segundo Romulo Campos, serão 12 painéis fotográficos no tamanho 148 cm por 95 cm, retratando mês a mês, as diversas matizes de cor registradas pelo profissional. “Foi um ano de cliques realizados entre o trecho compreendido entre a Praia Campista (Farolito) e Praia dos Cavaleiros, utilizando apenas equipamento fotográfico simples e básico”.  Campos explicou que é inacreditável como a luz pode variar ao longo do ano, revelando cores jamais vistas por ele, que iniciou o trabalho em janeiro deste ano, quando por determinação médica, teve que começar a caminhar com regularidade para se recuperar de uma grave enfermidade. “Resolvi unir a recomendação do médico ao prazer de fotografar e passei a levar comigo o equipamento fotográfico nas caminhadas”.

Sempre em companhia do companheiro, o fiel cão Thor, Romulo Campos utilizou equipamentos simples como uma câmera T3i e a lente do kit (18-55mm), até por conta da falta de segurança para sair com equipamento mais sofisticado em um horário que se estendia de 4h30min às 5h30min, em uma área praticamente deserta e insegura.

Mas quem for visitar a exposição será presenteado com mais 12 painéis de 50cmX95cm, ampliações feitas pela Sinalarte, responsável pelas ampliações e também patrocinadora do trabalho, que mostrarão mais fotos feitas durante todo o ano, sempre buscando um olhar diferente.  “O material ficou muito bom e embora a ideia original fosse mostrar apenas uma foto para cada mês do ano, decidimos contemplar o público, mostrando outras séries feitas também no transcorrer das sessões fotográficas”, enfatizou Claudia Barreto, fotógrafa e curadora da montagem da exposição, que ficará  na galeria até o dia 30/01/2019.

Quem comparecer ao lançamento poderá levar como brinde o calendário 2019, ofertado pela Íris Mídia, gráfica que ao longo do tempo vem investindo em projetos ligados as questões ambientais e que já patrocinou outros trabalhos do fotógrafo, como os livros "Lagoa de Imboassica", "Parque Atalaia" e "Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba”, este último em parceria com a Petrobras. "Estou satisfeito com o resultado. Este trabalho exigiu muita disciplina e dedicação, com boa dose de superação do medo de ter que fotografar sempre de madrugada, quando praticamente só Thor e eu caminhávamos na busca do melhor ângulo para fotografarmos Sant’Anna com a mais bela variação luminosa contemplada por mim”, concluiu Romulo Campos, informando que elaborou recentemente um projeto para documentar a fauna e a flora do Arquipélago de Sant'Anna, que está sendo examinado por um patrocinador.

Crédito: Romulo Campos

Mais lidas da semana