Mídias Sociais

Cultura

Final de semana em Cabo Frio será de muitas atividades na 28ª Semana Teixeira e Sousa

Daniela Bairros

Publicado

em

 

As atividades serão realizadas em locais variados da cidade, como no Charitas, Solar dos Massa, subsede da biblioteca Walter Nogueira e Fazenda Campos Novos, em Tamoios

Daniela Bairros

Quem visitar Cabo Frio, na Região dos Lagos, neste final de semana, terá a oportunidade de participar de várias atividades da 28ª Semana Teixeira e Sousa. As atividades serão realizadas em locais variados da cidade, como no Charitas, no Solar dos Massa, na sub-sede da Biblioteca Walter Nogueira, em São Cristóvão e na Fazenda Campos Novos, no Distrito de Tamoios.

No sábado (24) haverá apresentação da Academia de Letras e Artes de Cabo Frio (ALACAF), que foi criada com o intuito de resgatar a história e aumentar a representatividade da literatura e das artes em geral em Cabo Frio.

A 28ª Semana Teixeira e Sousa foi iniciada na última quarta-feira (21) com reinstalação do busto do escritor na Praça Porto Rocha. O evento, um dos mais importantes de Cabo Frio, segue até o dia 28 (quarta-feira). Na ocasião, será reinaugurado o Teatro Municipal de Cabo Frio.

No Charitas, estão sendo realizadas intervenções, expressões artísticas e culturais afro-brasileira,  ato comemorativo do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, com participação de entidades do movimento negro de Cabo Frio, palestra “Respeito dá o tom”, com o diretor do Programa de Igualdade Racial da Prolagos Josélio Raymundo e show musical com Karen Oliveira. O prefeito Marquinho Mendes acompanhou a programação ao lado do secretário de Cultura Ricardo Machado, convidados e representantes do legislativo.

A Semana Teixeira e Sousa foi criada por meio da Lei Municipal nº 1106/1991 passando a fazer parte do calendário oficial do município de Cabo Frio, e em 06 de julho de 2012 passou a constar também do calendário oficial de eventos do Estado do Rio de Janeiro através da Lei Estadual nº 6290/2012. A Semana foi criada para homenagear o escritor cabo-friense Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa (1812-1861), considerado o primeiro romancista brasileiro, autor do livro O Filho do Pescador, de 1843.

Confira a programação deste final de semana até segunda (26):

24/03 – Charitas, 18h – Sarau Flores Literárias – Apresentação da Academia de Letras e Artes de Cabo Frio (ALACAF)

24/03 – Charitas, 20h – Show musical com Keriun Hapuk

25/03 – Fazenda Campos Novos, 9h – Ações afirmativas para criação do Centro de Referência da Cultura Afro-Brasileira (entidades do Movimento Negro, quilombolas, Prolagos, Grupo Quilombo, Suppir, Fundação Palmares, OAB, IPHAN)

25/03 – Charitas, 19h – Série Jovens Pianistas com Raisa Richter (piano) e Bezaleel Ferreira (clarinete)

26/03 – Praça Porto Rocha, 10h - Projeto Caminhos da História especial Teixeira e Sousa, saída do busto na Praça

26/03 – Subsede da Biblioteca Walter Nogueira (São Cristóvão), 9h – Apresentação da Esquete Teixeira e Sousa

26/03 – Subsede da Biblioteca Walter Nogueira (São Cristóvão), 15h – Oficina de Redação com alunos do curso de teatro da biblioteca

26/03 – Solar dos Massa, 15h – Tarde Literária (encontro com escritores Luis Carlos Cunha, Mônica Cabral, Mauricio Cardoso e José Correia)

 

Crédito: Ascom/Cabo Frio

 

 

 

 


 

Mais lidas do mês