Mídias Sociais

Cultura

Festival de Esquetes de Macaé será aberto nesse sábado, 5, com exposição fotográfica sobre história do evento

Publicado

em

 

Começa nesse sábado, 5, o Festival de Esquete de Macaé (Festim), que chega à sua 6ª edição trazendo em sua programação a tão conhecida mostra competitiva que acontece nos dias 11 e 12 desse mês, com 9 esquetes teatrais de cidades da região e da capital fluminense.

Reunindo artistas convidados e mostra competitiva, e Festim, que tem apoio da prefeitura através da Secretaria de Cultura, será aberto nesse sábado com uma exposição fotográfica e a Campanha Festim Solidário, com a distribuição de cachês e prêmios.

Segundo a organização do evento, a exposição fotográfica contará toda trajetória do Festim e diversos grupos que já passaram pelo festival, ficando aberta ao público até o próximo dia 12 na galeria do Teatro do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) em Macaé, que fica na Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 257, no Centro.

“O festival tem como objetivo promover o intercâmbio entre grupos de artes cênicas das mais diversas linhas de pesquisa, divulgar novos artistas, além de valorizar o teatro e incentivar manifestações culturais no interior do Estado, contribuindo para a formação de novas plateias na Região Norte Fluminense”, reforçou a prefeitura.

De acordo com a prefeitura, as apresentações dos esquetes teatrais que concorrem ao prêmio ocorrerão todas de forma presencial, nas próximas, sexta e sábado, dias 11 e 12, a partir das 19h, também no Teatro do Sindipetro-NF.

“A ordem das apresentações será decidida pela Comissão Organizadora do Festival, levando em consideração, entre outros fatores, o deslocamento dos grupos de suas cidades de origem, bem como questões de curadoria e diversidade de gêneros. A curadoria/júri irá assistir todo o festival e pontuar os trabalhos que mais se destacarem de acordo com os tópicos: esquete de 1º a 3º lugar; ator e atriz destaque, direção e texto original destaque, além de premiação especial do Júri. O tempo de duração de cada esquete é de 30 minutos”, explicou a organização do Festim.

Nessa 6ª edição, o festival contará com os esquetes, A Hora das Meninas, do Coletivo Arte Empreendedora (CAE), de Macaé; Carukango, do Núcleo de Experimentos Cênicos (NEC), de Rio das Ostras; Crepúsculo das Máscaras, do Ideia da Lua, do Rio de Janeiro; Malditas Sementes, do Grupo Acto, de Macaé; O Dia Que Ninguém Morreu, do grupo de estudos da Faculdade Cesgranrio, do Rio de Janeiro; Raspadinhas, do Sofá pro Alto, de Rio das Ostras; Variações sobre a morte de Trotsky, da Cia Vapor, de Cabo Frio; e O Coveiro e sua Amada, do Mira Aí Investigações Artísticas, do Rio de Janeiro.

Diretor de produção do Festim, Aldebaran Bastos contou que o evento foi contemplado pelo 2º ano consecutivo pelo edital Retomada Cultural, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

Para mais informações, o Festim disponibiliza suas páginas, no Instagram através do ig, @festim_festival, e no Facebook, pelo link, facebook.com/festimfestival, além do contato pelo e-mail, festimfestival2022@gmail.com.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana