Mídias Sociais

Cultura

Exposição “Chico Dias: bico de pena cabo-friense” começa nesta sexta (11) no Espaço Cultural Torres do Cabo

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Mostra segue até o dia 9 de fevereiro e pode ser visitada das 19h às 22h, de quarta a sábado.

 

Daniela Bairros

A exposição “Chico Dias: bico de pena cabo-friense” começa nesta sexta-feira (11) no Espaço Cultural Torres do Cabo, em Cabo Frio, na Região dos Lagos. A mostra segue até o dia 09 de fevereiro e pode ser visitada das 19h às 22h, de quarta a sábado.

Chico Dias é um dos maiores desenhistas do país. Nascido em Cabo Frio, já expôs em países como Portugal, Espanha e Estados Unidos, além de diversas cidades do Brasil. Ainda jovem, mudou-se para o Rio de Janeiro e completou os estudos especializando-se em paisagismo, urbanismo e arquitetura, onde teve a oportunidade de mostrar todo o potencial criativo e profissional. Iniciou o trabalho artístico em Bico de Pena e Serigrafias nos anos 70, sendo na época considerado pelo conceituado crítico de arte Walmir Ayala um artista de grande sensibilidade e valor.

Para o curador e coordenador do espaço, Ricardo do Carmo, Chico Dias,  além de ser um grande cabo-friense, por meio de sua arte, realiza um belo resgate dos patrimônios históricos e pontos turísticos da cidade.  “Os desenhos da Fonte do Itajuru, do Convento, dos poéticos barcos de antigamente e do casario histórico revelam um olhar único. Por isso tudo o reconhecimento nacional e internacional aconteceu e ele escreveu no currículo várias exposições importantes. Aqui no Espaço Cultural será uma honra ter essa exposição, e pela democratização do espaço queremos resgatar os grandes nomes das artes plásticas de Cabo Frio”, declarou  Ricardo do Carmo.

As canetas bico de pena são uma variedade de canetas tinteiro que se utilizam de uma ponta capaz de imitar o efeito da escrita por meio do antigo bico de pena, utilizando-se para tanto de uma ponteira chamada de pena.

“No desenho você tem muitos recursos, e se você domina bem essa caneta pode usar várias técnicas para dar leveza à obra. Os traços paralelos com a pena muito fina fazendo volume, entre outras. Enquanto estiver vivo sigo desenhando”, disse Chico Dias.

O Espaço Cultural Torres do Cabo fica na Avenida Treze de Novembro, 520, na Praia do Forte.

 

Crédito:  Divulgação

Mais lidas da semana