Mídias Sociais

Cultura

Espetáculo teatral de companhia de Cabo Frio é selecionado para participar do 40º Prêmio Paschoalino

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

Este ano, o Prêmio Paschoalino, tradicional festival de teatro realizado pela Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro (FETAERJ), contará com a representatividade de Cabo Frio. O espetáculo teatral "Macunaíma", da Cia de Teatro Creche na Coxia, foi selecionado para integrar a programação do festival, que acontece em Maricá, entre os dias 03 e 11 de agosto.

O Festival acontece anualmente e neste período de grande encontro teatral, os participantes vivenciam diariamente os espetáculos da Mostra de grupos e companhias do Estado do Rio de Janeiro, Companhias convidadas de outros Estados, oficinas, debates, discussões acerca do fazer teatral. O festival é o momento de troca de experiências, de arte e linguagens de artistas de locais diferentes que somam estas experimentações.

O espetáculo teatral "Macunaíma" foi adaptado e dirigido por José Facury Heluy, o elenco é composto por Marcos Souza, Rafaela Solano e Rodrigo Rodrigues, que alternam diversos personagens para contar um das grandes histórias da cultura nacional, escrita por um dos maiores romancistas brasileiros, Mário de Andrade. Escrito há 90 anos atrás, em 1928, a obra nasceu das pesquisas que o autor fazia sobre as origens e as especificidades da cultura e do povo brasileiro, inserido em um movimento de identificação e articulação de um discurso em torno da “verdadeira” identidade nacional. No seu lançamento o livro passou quase despercebido pela crítica e pelo público, mas depois veio a ser reconhecido como uma grande obra de arte e um dos mais originais e penetrantes retratos do Brasil.

Mais lidas da semana