A programação desta quarta-feira (15) foi transferida para próxima semana em razão das chuvas
Daniela Bairros
O Solar dos Mellos, Museu de Macaé, está participando da 17ª Semana Nacional de Museus. Nessa terça-feira (14) foi realizada a palestra “Cultura para todos, o futuro das tradições”, e foi apresentada pelo doutorando Meynardo Rocha de Carvalho.
A programação desta quarta-feira (15) foi transferida para a próxima semana em razão das chuvas. A apresentação da Orquestra Popular de Macaé, formada por músicos da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), que seria realizada na tarde desta quarta-feira, foi cancelada. Já a mostra de curta-metragens, que aconteceria às 19h também desta quarta-feira, foi transferida para a próxima semana, como também o “Quintas no Museu” Maio Amarelo.
Antes do início da palestra dessa terça-feira (14), o público visitou a exposição homônima, que mescla informações inéditas contidas em documentos históricos, com peças da cafeicultura, partes de acervos particulares, além da arte contemporânea de Ric Azevedo. A mostra explora o lado sensorial do visitante, visual, olfativo e tátil, e provoca reflexões sobre sustentabilidade. Os presentes puderam degustar o ‘Café Casarão’, produzido na região.
A palestra do professor Meynardo Rocha abordou, inicialmente a etimologia da palavra ‘museu’ na mitologia grega, templo das musas do Monte Parnaso, para que a plateia, formada por estudantes do curso de Formação de Professores, graduandos e público em geral, compreendesse a perspectiva atual deste termo, que está mais próximo do seu sentido original.
As visitas guiadas, de manhã e à tarde, e a exposição “Cultura para todos, o futuro das tradições” serão retomadas na próxima semana.
A 17ª Semana Nacional de Museus segue até a próxima sexta-feira (17).
Crédito: Divulgação