Mídias Sociais

Cultura

Em Cabo Frio, fevereiro começa com samba, cultura, esporte e muita história

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Atividades começaram nessa sexta-feira (1º). Neste final de semana, sábado (2º) tem Aldeia Criativa. Ao longo do mês, muita cultura, esporte e história.

 

Daniela Bairros

 

Foi aberto oficialmente nessa sexta-feira (1º), o calendário de eventos de fevereiro em Cabo Frio, na Região dos Lagos. As atividades começaram nessa sexta-feira e neste final de semana, no sábado (2º), tem Aldeia Criativa. Ao longo do mês, muita cultura, esporte e história na programação da cidade.

Até o final do mês estão programadas atividades com história, música e cultura, todas gratuitas e abertas ao público. A agenda começa com o projeto Caminhos da História Temático, desenvolvido pela Superintendência de Turismo Histórico e Social da Secretaria de Turismo. Com o tema “Do sambaqui ao surf”, a ação acontece nesta sexta-feira (1º), às 17h, com concentração em frente ao sambaqui da Duna Preta, na Praia do Forte.

Já no sábado (dia 2), tem uma edição especial do projeto Aldeia Criativa, das 17 às 22 horas, no Solar das Salinas, (Rua dos Espadartes, 20, Caminho Verde, bairro Peró), reunindo o melhor da culinária alternativa, moda, música, chopp artesanal e variedades. Já a edição tradicional está confirmada para o dia 16, das 15 às 20 horas, na Fonte do Itajuru.

Para quem gosta de samba, a dica é o projeto Nosso Samba, no dia 2 de fevereiro (sábado) , a partir das 18 horas, na Praça da Bandeira, no bairro Passagem.  Ainda no sábado,  tem mais uma edição do Summer Night Run, uma corrida noturna com 6 km e largada prevista para às 20h no bar do Lido, na Praia do Forte. A retirada dos kits está programada para acontecer das 11 às 16h, na loja Pier da Praça Porto Rocha. As inscrições para o evento terminaram no último dia 24 de janeiro.

Quem já está pensando no carnaval não pode perder os ensaios do bloco Parókia, um dos mais tradicionais e antigos de Cabo Frio. Comandado pelo maestro Jessé, eles acontecerão nos dias 8, 15 e 22 de fevereiro, e 1º de março, sempre a partir das 21h, na Rua Jorge Lóssio, em frente ao número 320, no Centro de Cabo Frio.

No dia 9 tem a segunda edição do projeto Frade Cervejeiro, na área em frente ao Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio (Mart), no Itajuru. O festival reúne história, gastronomia e música, além, é claro, de cervejas artesanais. A atração está programada para acontecer das 14 às 21 horas.

Na última sexta-feira do mês (dia 22) acontece o tradicional projeto Pôr do Sol Histórico, promovido pela Superintendência de Turismo Histórico e Social da Secretaria de Turismo em parceria com o Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart). O evento reúne música, poesia e história, com concentração a partir das 17h em frente ao Museu.

Além dessas atrações, o mês de fevereiro também conta com atividades que fazem parte do calendário de eventos fixos da cidade. Toda terça e quinta, por exemplo, das 9 às 13h, quem visita o Forte São Mateus é recepcionado por historiadores da Superintendência de Turismo Histórico e Social, e recebe uma aula sobre um dos principais e mais importantes pontos turísticos de Cabo Frio. Também às terças-feiras, das 16 às 18h, tem subida guiada ao Morro da Guia, com concentração em frente ao Mart. Às quartas-feiras, das 9 às 18h, tem atendimento histórico da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, uma das mais antigas do Brasil. Quarta-feira também é dia do projeto Caminhos da História para estudantes da rede pública e privada de Cabo Frio (agendamento pelo telefone 22 99951-0293). Às quintas, das 9 às 13h, tem atendimento histórico na Fonte do Itajuru e no Charitas.

Crédito: Divulgação


 

Mais lidas do mês