Mídias Sociais

Cultura

Em Cabo Frio, Capela de Nossa Senhora da Guia poderá receber visitas com participação de historiadores

Daniela Bairros

Publicado

em

 

As visitas, com a participação dos historiadores, serão às terças e quintas-feiras, das 14h às 18h.

Daniela Bairros

Um dos patrimônios históricos de Cabo Frio, na Região dos Lagos, a Capela de Nossa Senhora da Guia poderá receber visitas com participação de historiadores. As visitas, com atendimentos dos historiadores,  serão às terças e quintas-feiras, das 14h às 18h.

O atendimento histórico também é realizado nos demais monumentos da área central da cidade, como no Forte São Mateus, onde  o serviço é disponibilizado às terças e quintas, das 9h às 13h,  no Charitas e na Fonte do Itajuru o atendimento acontece às quintas-feiras, das 9h às 13h. Às quartas-feiras, o atendimento é na Igreja Nossa Senhora da Assunção, das 9h às 16h.

A Capela de Nossa Senhora da Guia é um pequeno templo da época colonial, construída em 1740. Segundo uma lenda, a imagem da santa desaparecia do Convento Nossa Senhora dos Anjos e aparecia no alto do morro repetidamente, até que foi construída a capela para abrigá-la. O local foi tombado pelo Iphan em 1957 junto com o convento.

Segundo o Superintendente de Turismo Histórico e Social, Paulo Cotias, a igreja manifestou o desejo de reabrir a capela do Morro da Guia, recém-formada pela paróquia e foi disponibilizado o atendimento histórico, por meio da vista do local, considerado um marco devocional e histórico para os visitantes.

Crédito: Ascom/Cabo Frio

Mais lidas da semana