Mídias Sociais

Cultura

Editor de livros de Macaé lança “Ana Curiosa e as formas”, escrito por alunas do IFF

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Daniela Bairros

Carioca, mas morador de Macaé há oito anos. César Oliveira, formado em design gráfico e pós-graduado em Marketing, está lançando mais um livro infantil ‘Ana Curiosa e as formas”, que foi desenvolvimento como trabalho de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de duas alunas do IFF (Instituto Federal Fluminense). Uma é moradora de Macaé e a outra de Campos dos Goytacazes. Segundo Oliveira, devido à pandemia do novo coronavírus, o lançamento será virtual, com live das autoras e designers Maryana Ahlert e Diane Lizst no próximo dia 25, às 17h, pelo instagram @anacuriosaoficial

O objetivo, segundo Oliveira, é aplicar, através de uma série de livros, assuntos pertinentes a essa fase da infância, inclusive o design, que para ele, é de grande importância para a aprendizagem em qualquer área, porque permite que as crianças compreendam como todas as coisas são criadas e fabricadas, e qual a relação das formas com os objetos, utensílios, que são criados e produzidos.

O projeto que deu origem à ideia da série de livros, que começa com este primeiro volume, foi desenvolvido pelas autoras durante o curso na Faculdade de Design Gráfico, do IFF (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense) de Campos dos Goytacazes, como TCC, do curso das alunas e autoras. “Tudo o que foi incluído no livro, formato, letras, desenhos, cores, até mesmo a própria personagem, foi testado e validade, em cada detalhe, por meio de pesquisas com crianças, em ambiente escolar, utilizando histórias de caráter lúdico, com personagens que direcionam o pequeno leitor aos assuntos mencionados”, explicou Oliveira.

Foram realizadas pesquisas sobre o gênero literário infantil, o tipo de ilustração, algumas técnicas utilizadas, indispensáveis para a análise de referências. A utilização de ilustrações e de uma linguagem simplificada são características comuns às edições infantis. Visou-se, como objetivo primário, o bloco alfabetizador. “Tudo foi tratado para despertar a curiosidade da criança, motivando-a a olhar ao seu redor e perceber como o Design está presente no seu dia a dia, às vezes, até sem que ela perceba. Cada elemento criado para o projeto gráfico foi discutido, pesquisado e pensado. O livro e seus personagens, trabalhados individualmente. Cada detalhe foi comparado aos demais, buscando individualidade e, simultaneamente, conexão harmoniosa”, enfatizou o editor de livros.

O primeiro livro da Coleção Ana Curiosa possui aplicação prática e simplificada para que os pequenos leitores entendam o conceito de forma.  Apesar de a coleção estar relacionada, de forma direta, ao Design, deixou-se subentendido que a Matemática, a Arte, a Sociologia etc. também estarão contidas nos livros. Outra parte interessante dos livros é que, no meio deles, são oferecidas atividades divertidas, em papel diferenciado, para a criança recortar e colar, aplicando o que foi ensinado no livro.

Ana Curiosa traz algumas bandeiras:

  • o resgate da cultura infantil (criança sendo criança)
  • o equilíbrio entre a tecnologia e artes manuais
  • o despertamento do espírito pesquisador na criança
  • a valorização das Artes, da Educação e Cultura
  • e um relacionamento saudável entre pais e filhos.

Serviço

Ana Curiosa e as Formas (primeiro volume da “Coleção Ana Curiosa”)

De Maryana Ahlert & Diane Lizst

Editora: Pébola Casa Editorial

Formato: 23x15,5 cm

Páginas: 20

Ilustrações coloridas: das Autoras

Orientação pedagógica: Andréia Ferreira G. Machado e Giselle Damásio

Prefácio: Jane Rangel

Jornalista, arte educadora, professora de História da Arte e Comunicação e Produção Cultural, atriz, diretora teatral, ativista cultural , comendadora e poeta. Professora Doutora em Causas Humanísticas Internacionais = Ph.I. Filósofa mortal por dedicação à paz e erradicação da fome no mundo.

Professora Drª. Imortal Fundadora Vitalícia da Academia de Letras do Brasil — seccional Campos

dos Goytacazes–RJ

Posfácio: Joelma A. Oliveira

Coordenadora e professora do Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico. Professora da PósGraduação de Gestão em Design e Marketing, no IFF – Instituto Federal Fluminense (Campos dos Goytacazes–RJ)

Preço: R$ 35 (com frete incluso para todo o Brasil)

Redes sociais da Ana Curiosa

Instagram: @anacuriosaoficial

Facebook: Ana Curiosa

anacuriosaoficial@gmail.com

Contato com o Editor

(21)988-592-908

cesar.oliveira@globo.com

Crédito: Divulgação

Mais lidas da semana