Mídias Sociais

Cultura

Considerado maior evento católico da região, 4º Kairós Macaé define programação

Publicado

em

 

Daniela Bairros

No próximo sábado (28), o Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, em Macaé, sedia o 4º Kairós Macaé. A programação do evento já está definida. Como em 2017, a banda Rosa de Saron encerrá o evento, às 22h. O evento terá início às 14h. A entrada é a doação de um quilo de alimento não perecível. O Kairós é considerado o maior evento católico da região.

Nesta edição, o 4º Kairós será inspirado no Evangelho de João, capítulo 10, versículo 10: "Eu vim para que todos tenham vida" e irá abordar o suicídio e valorização da vida. O 4º Kairós Macaé é organizado pela Paróquia Santo Antonio.

Atrações

Pelo segundo ano consecutivo no Kairós, o blogueiro, catequista e escritor Alexandre Varela fará um workshop sobre “O impacto dos Meios de Comunicação nas Famílias”. Autor dos livros, “As grandes mentiras sobre a Igreja Católica” e “As verdades que nunca te contaram sobre a Igreja Católica”, as obras são um verdadeiro manual para o católico moderno e comprovam que a realidade por trás da Igreja se revela completamente diferente das histórias que são ouvidas nas escolas e na mídia. Varela mantém ainda o site “O Catequista” juntamente com a esposa Viviane. O portal se destaca pelo conteúdo tradicional embalado em uma linguagem atual muito bem-humorada.

Já a advogada católicas Chris Tonietto, de 27 anos, falará sobre a “Ideologia de Gênero”. Sem nenhum receio de críticas, Chris, deputada federal pelo Rio de Janeiro, é enfática ao destacar a necessidade do Brasil “reconhecer Cristo como Rei de nosso país”, dever que leva à cabo com o auxílio simbólico da frase “Viva Cristo Rei”, cheia de significado para os conhecedores da história católica na América Latina, e à qual ela recorre com bastante frequência. Integrante do Centro Dom Bosco (CDB), tornou-se voz ativa nos debates públicos sobre temas que são tão caros aos cristãos. Em agosto de 2018, Chris confrontou cara a cara o ministro Roberto Barroso, do STF, quanto à sua posição favorável à legalização do aborto.

Outro tema de extrema relevância a ser abordado no evento será o suicídio. No mês “Setembro Amarelo”, quando várias ações são feitas em busca de uma maior conscientização, o 4º Kairós Macaé reforça e amplia o debate sobre o “Fenômeno do Suicídio”. O assunto será abordado pelo padre Lício de Araújo Vale, que é filho de pai suicida e autor do livro “E foram deixados pra trás - Uma reflexão sobre o fenômeno do suicídio”. Esta será a segunda vinda do sacerdote a Macaé. A primeira aconteceu em dezembro do último ano, quando ele ministrou uma palestra para a comunidade paroquial de Santo Antônio. No Kairós, fará o lançamento do seu segundo livro: “Acolher e se afastar – relações nutritivas e tóxicas”, o primeiro volume da série “Adolescer sem adoecer – conversas entre uma psicóloga e um padre”.
O encerramento do evento será com o show do Rosa de Saron, previsto para as 22h. Com estilo marcante e mais de 30 anos de estrada, a grande marca da banda é a inovação que perpassa as diferentes situações vivenciadas pelos membros, individual ou coletivamente. O grupo participou de duas edições do Kairós Macaé (2016 e 2017), onde lotou o Centro de Convenções, e retorna com formação inédita, tendo como vocalista o cantor Bruno Faglioni, prometendo animar o público com as canções do último CD Gran Paradiso.

No intervalo entre as atrações, a animação ficará por conta da Banda Dom Bosco, que participará também do momento de Adoração e da Santa Missa. O Kairós Macaé tem como objetivo ser um “tempo de graça”, bem como despertar nos participantes o desejo pela conversão e intimidade com o Senhor, tendo como lema “Deixe-se surpreender por Deus”.

Crédito: Divulgação

Mais lidas da semana