Mídias Sociais

Cultura

Cidades da Região dos Lagos recebem peça Aventuras do Mundo Encanado a partir do dia 8

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Serão 16 apresentações gratuitas até o dia 17 de agosto e vão abordar a conscientização com o meio ambiente.

Daniela Bairros

Municípios da Região dos Lagos irão receber, a partir do dia 8, a peça teatral Aventuras do Mundo Encanado. Serão 16 apresentações gratuitas até o dia 17 de agosto e vão abordar a conscientização com o meio ambiente. O teatro passará por Cabo Frio, Iguaba Grande, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia. As apresentações serão em praças, teatros e escolas das cidades.

Com o objetivo de democratizar a cultura para todos, o projeto está com uma novidade: além da tradução simultânea em libras (Língua Brasileira de Sinais) agora as apresentações terão o recurso da audiodescrição, voltada para pessoas com deficiência visual.

O projeto é viabilizado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet, com produção da 3 Apitos Cultura e patrocínio da Prolagos. Para realização dos espetáculos em teatro o projeto também conta com o apoio das Secretarias de Educação de Armação dos Búzios, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia e do Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb, Teatro Municipal Dr. Átila Costa e Cine Teatro Rasa.

No Rio de Janeiro o espetáculo é encenado pelo grupo teatral Trupe Fabricarte e o enredo traz um pescador, que inconformado com a degradação do meio ambiente da Região dos Lagos, busca ajuda para levar a conscientização para a população. Junto com a tartaruga Casquinha, eles ensinam formas de se utilizar a água evitando o desperdício.

“A peça apresenta uma mensagem de conservação do meio ambiente e reforça a importância do esforço coletivo para a preservação da natureza. Com história e personagens criados a partir das características da Região dos Lagos, a peça torna-se ainda mais atraente para o público local, que se transforma em agente disseminador, ampliando o alcance destas mensagens”, afirmou  Carlos Roma, presidente da Prolagos.

Além da Região dos Lagos, a peça passará pelos estados de Rondônia, Mato Grosso, Pará, Mato Grosso do Sul, Piauí e Maranhão. Por meio de uma abordagem lúdica, “Aventuras do Mundo Encanado” regionaliza seus roteiros de acordo com as características de cada um dos sete estados. Sempre protagonizadas por um animal local e ambientada nas regiões, a peça busca conscientizar os jovens das problemáticas que eles enfrentam no dia a dia.

“Além da conscientização com o meio ambiente, levamos cultura e informação para lugares com pouca oferta de projetos culturais de qualidade. Agora, com libras e audiodescrição, tornamos ainda mais acessível os nossos espetáculos. Os teatros selecionados também são dotados com rampas e demais aparelhos para idosos e pessoas com deficiência física”, explicou  Paulo Pontes, produtor da 3 Apitos Cultura.

O espetáculo chega ao seu sexto ano de exibição. De 2013 a 2017 o projeto já realizou 678 apresentações, totalizando um público de mais de 126 mil crianças em 20 cidades de 7 estados brasileiros.

Confira a programação

Data: 08/08

Horário: 09h30 e 13h30

Local: Cine Teatro Rasa - Av. José Bento Ribeiro Dantas - Praça do INEFi, Rasa, Búzios/RJ

Data: 09/08

Horário: 9h30 e 13h30

Local: Escola Professora Amélia Ferreira, Rodovia Amaral Peixoto, Km 153, Unamar - 2 distrito, Cabo Frio/RJ

Data: 10/08

Horário: 14h e 15h

Local: E.M. Dep. Claudio Moacyr de Azevedo - Rua Nossa Sra. da Conceição - Iguaba Pequena, Iguaba Grande

Data: 13/08

Horário: 08h e 16h

Local: - Praça do Tangará - Cabo Frio

Data: 14/08

Horário: 09h e 15h

Local: E. M. Palmira Bessa - Rua Onze Quadra 38 Lotes 09 10 - Santa Margarida - Cabo Frio

Data: 15/08

Horário: 09h30 e 14h30

Local: Escola João Torres - Rua Raimundo Castro Maia - Prainha - Arraial do Cabo

Data: 16/08

Horário: 10h e 13h

Local: Escola Municipal José Pereira - Avenida Jose Bento Ribeiro Dantas - Cem Bracas - Armação dos Búzios

Data: 17/08

Horário: 09h30 e 13h30

Local: Teatro Municipal Dr. Átila Costa – Rua  Francisco Santos Silva - Vila São Pedro, São Pedro da Aldeia

Crédito: Divulgação

Mais lidas da semana