Mídias Sociais

Cultura

Centro Cultural Rinha das Artes reabre nesta quinta, 26, com apresentação teatral sobre Guerra dos Tamoios

Publicado

em

 

Fechado em 2020 em razão da pandemia do coronavírus, o Centro Cultural Rinha das Artes, importante cenário artístico e teatral de Macaé, retoma suas atividades nesta quinta-feira, 26, com a apresentação da peça Aimberê, do ator Eli Emiliano Corrêa.

Dirigida por Pedro Bárbara, a peça, que tem dramaturgia assinada por Ademir Martins e inspirada no livro A Guerra dos Tamoios, de Aylton Quintiliano, abre a programação do espaço que é uma instituição sem fins lucrativos, abordando a famosa história do conflito entre portugueses e tamoios, sob o ponto de vista do guerreiro Aimberê.

Criada em 2011, pelo Grupo Teatral Acto, com o apoio da Prefeitura de Macaé, o Centro Cultural Rinha das Artes apresenta produções com ingressos a preços populares, em uma programação que se estende até sábado, 28

A peça Aimberê fica em cartaz nestas, quinta, sexta e sábado, com apresentações às 20h, trazendo o herói nacional indígena abordando a resistência à escravidão e a luta pela posse de suas terras, que remonta à formação da cidade do Rio de Janeiro e até mesmo da região.

Autor da peça, Ademir Martins é servidor estatutário da Prefeitura de Macaé, especializado em Interpretação, e com um currículo com mais de 80 espetáculos como ator, diretor ou dramaturgo, tendo ministrado, nos últimos anos, oficinas na área de artes cênicas no Curso Técnico da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), depois de ter sido professor nos polos culturais da Serra, em Glicério, e das Malvinas.

Além dos serviços prestados ao município, Ademir Martins foi coreógrafo e diretor artístico do premiado Núcleo de Dança Portadores de Alegria, de 2016 a 2020, tendo lecionado também no próprio Centro Cultural Rinha das Artes.

A programação do 1º fim de semana de reabertura se encerra no domingo, 29, com a apresentação, às 18h, do coral Mater Vocem, formado por mulheres vindas de diversas regiões do Brasil, e que desenvolve performances sobre histórias da maternidade e exaltação à mulher, com produção artística de Janaina Mendes.

O Centro Cultural Rinha das Artes está localizado na Rua Dr. Júlio Olivier, 633, no centro da cidade. O espetáculo teatral Aimberê tem preparação vocal de Natalia Fiche, cenário e figurinos de Guilherme Reis, desenho de luz de Fernanda Mantovani, e direção de produção de Janaina Mendes.

Mais lidas da semana