Mídias Sociais

Cultura

Casa da Cultura, em São Pedro da Aldeia, promove oficina gratuita de entalhe em madeira nesta quinta-feira (14)

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Evento será realizado em parceria com o artista plástico e historiador Dawson Nascimento, das 9h às 15h40.

 

Daniela Bairros

 

A Casa de Cultura, em São Pedro da Aldeia, promove nesta quinta-feira (14), uma oficina de entalhe em madeira. O evento será realizado em parceria com o artista plástico e historiador Dawson Nascimento, das 9h às 15h40 e é aberto ao público. Não é preciso fazer inscrição prévia. Os participantes terão a oportunidade de experimentar e acompanhar de perto o processo criativo, as técnicas e etapas de produção de uma escultura em madeira. A oficina integra a exposição “Portais da História”, que está na Casa de Cultura e pode ser visitada até a próxima segunda-feira (18), das 8h30 às 17h.

O objetivo do artista plástico é que ele leve um pouco do trabalho que realiza com as esculturassem madeira à população de São Pedro da Aldeia. O entalhe é uma forma rica de arte e de manifestação cultural. É uma oportunidade para que as pessoas possam aprender e fazer a confecção de peças, técnica do entalhe, pintura e todo processo de produção.

Realizada pela primeira vez em São Pedro da Aldeia, a exposição “Portais da História” tem como foco o resgate histórico e a preservação da memória do período colonial brasileiro, por meio de representações artísticas de paisagens e construções antigas. Os quadros e paineis em madeira, produzidos a partir da técnica de entalhe, exaltam elementos coloniais e imperiais, edificações, monumentos, vilas, paisagens e as diversas simbologias que compõem a arquitetura de cidades históricas do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

Entre as obras elaboradas pelo artista estão a Igreja Matriz de São Pedro da Aldeia, a Casa dos Azulejos e três casas antigas tombadas pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), preparadas especialmente para a exposição na cidade. Os trabalhos contam com tamanhos variados, entre paineis de 2,10x0,90m até quadros menores de 15x10cm, com preços que variam de R$ 150 a RS 2000. Além da venda no local, os interessados também podem fazer encomendas com o artista.

A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos fica  na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro da cidade.

Crédito:  Ryu Rodrigues

 

 

 

 

 

 


 

Mais lidas do mês