Mídias Sociais

Cultura

Cabo Frio inicia festejos em celebração ao dia de Nossa Senhora de Assunção, Padroeira da cidade

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

O fim de semana em Cabo Frio será de festividades para celebrar o dia da Padroeira da cidade, Nossa Senhora de Assunção, comemorado no dia 15 de agosto. A programação conta com shows, barraquinhas, missas, atividade esportiva, dentre outras atividades, que seguem até quarta-feira, 15.

Neste sábado, às 18h30min, acontece a transladação da imagem de Nossa Senhora da Assunção para a Matriz Auxiliar com a presença das pastorais e movimentos, e às 19h, terá a Novena seguida de Missa. Nessa noite, a programação na Praça Porto Rocha, começa às 20h30min, com show de Jero e Jamatha. E às 23h um baile popular com Dom Américo fechará a noite.

Já no domingo, 12, que também é dia dos pais, não haverá festividades a noite, exceto às missas, que acontecem às 18h e 20h. Na parte da manhã às 10h30 também haverá missa junto com a Novena da Padroeira. A partir das 12h, haverá almoço na Praça Porto Rocha com churrasco ou tutu à mineira. O evento será animado por Anilsom e banda até as 15h. Em seguida haverá o “Show de Prêmios” para divertir toda a família.

A festa continua na segunda-feira com Missa e Novena na Matriz Auxiliar, às 19h.

A véspera do feriado, terça-feira, 14, é considerado o ponto alta da comemoração com show da Cantora Sandrá de Sá, na Praça Porto Rocha, às 22h. Durante o dia haverá Missa na Matriz Auxiliar, às 7h30 e às 19h.

O Dia da Padroeira, 15, iniciará com alvorada às 7h. E às 9h acontece o Passeio Ciclístico da Padroeira. A organização do passeio pede que todos vistam camisetas brancas ou azuis e, se possível, façam doação de alimentos não perecíveis para ajudar o Dispensário Paroquial. Às 10h, na Matriz Auxiliar, será celebrada a Missa Solene, presidida pelo Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Niterói, Dom Alano Maria Pena,Ofs. Às 17h, haverá Missa e Procissão Luminosa da Padroeira. Às 20h, a banda New Bossa sobe ao palco encerrando a festa na Praça Porto Rocha.

 

Corrida da Padroeira - Embora o feriado de Nossa Senhora da Assunção seja no próximo dia 15, a tradicional corrida da Padroeira, que também faz parte da programação, acontecerá no dia 26, na área central da cidade. O percurso de caminhada será de 5 km, e o de corrida de 5 km e 10 km. Os interessados tem até o dia 19 para realizar a inscrição.

Interessados devem realizar a inscrição online pelo site https://bit.ly/2ARBhcP. Para fazer a inscrição é necessário informar CPF ou e-mail para realização de cadastro no site. A taxa de participação varia entre R$ 50 e R$ 70. Pessoas acima de 60 anos possuem descontos.

O trajeto da competição terá início na Praça Porto Rocha, às 8h, e percorrerá as ruas do Centro e a orla da Praia do Forte. Todos os participantes que cumprirem a prova ganharão medalha de participação. Haverá também premiação em dinheiro até o quinto lugar nas corridas das categorias masculinas e femininas.

Os participantes ganharão kits compostos por camisa e chip serão entregues um dia antes da prova, no dia 25 de agosto, em local que ainda será divulgado. Neste mesmo dia, o participante terá que levar um quilo de alimento não perecível, que será doado para a Igreja Nossa Senhora Assunção.

Mais lidas da semana