Mídias Sociais

Cultura

Bloco Boi Capeta encerra Carnaval de Rua de Macaé na terça-feira (05)

Publicado

em

 

Desfile será pela Rua Euzébio de Queiroz, Centro da cidade. Concentração será a partir das 14h próximo à Unimed Costa do Sol. 

Daniela Bairros

O desfile de blocos do Carnaval de Rua de Macaé 2019 termina na terça-feira, dia 5, com Bloco Boi Capeta. O desfile será pela Rua Euzébio de Queiroz, no Centro. A concentração será a partir das 14h na Rua Euzébio de Queiroz, Centro, próximo à Unimed Costa do Sol. Às 18h, saída da Rua Euzébio de Queiroz até a Rua Teixeira de Gouveia, Rua Papa João XXIII, Avenida Agenor Caldas e Avenida Elias Agostinho (Orla de Imbetiba).

Sobre o Bloco Boi Capeta

Segundo Ricardo Meirelles, a pedido do filho Felipe Meirelles, no início dos anos 80, a irmã, fosse feito um boizinho para o carnaval que se aproximava.  Lia, com toda a sua habilidade de artista plástica executou com sucesso o pedido. No sábado de carnaval, reunindo um pequeno grupo de amigos, saíram da Rua Euzébio de Queiroz, andaram pelas ruas do centro num desfile sem música batendo latas, com cada um cantando uma marchinha carnavalesca que vinha de repente na memória.

A partir dai passaram a manter a tradição de sair sempre no sábado de carnaval. O ponto de partida foi inúmeras vezes a casa de Ricardo. Outras vezes, o Chaplin’s Bar. Saíram também do inesquecível bar do Sadi ou do Bar do Paulinho. Tinham a tradição de entrar na avenida pela contramão, o que causava um alvoroço e uma grande confusão. Nesta época tinham uma bandinha que tocava músicas carnavalescas ou sucessos do chamado meio do ano. Distribuíram cervejas de graça para qualquer folião que quisesse beber. A banda do Boi Capeta cresceu, além dos fundadores originais Felipe, Lia, Ricardo, Priscila, Zé Augusto, Fafá, Paulo e Maria das Graças, abraçaram a causa com um entusiasmo fora do comum, Martinho Santa Fé, Ronaldo Borgado, Rubens de Almeida, Samuel Marques, João Batista Jardim, Paulo Roberto, Fernando Marcelo, Jorge Gomes, Luciano Brochado, Wanderley Gil, Eisaburo Mori, Kleber Santos, Fred Pereira, Joel Cruz, Goro, Evandro, Milton Caidor, Maria Vasco, Sandra Wyatt, Marilena Garcia, Maria Lúcia Piassanti, Angela, Edelma, Mary Lúcia, Sônia, Isis, Edith, Fátima, Vânia, Teresa, Maíra, Marília, Edilma, Admar de Sá, Dr. Humberto Assumpção, o maravilhoso Sady, Dr. Wosgton e o fabuloso Lord Broa, entre outros, além da Condessa Russa Madame Popov e a Baronesa Polonesa Madame Natacha.

O “último” desfile do bloco foi em 2004, na Praia dos Cavaleiros. Foram mais de 30 anos de irreverência, alegria, amizades, triologia que tão bem encarnava o espírito crítico do Boi Capeta.

Crédito: Divulgação

 

Mais lidas da semana