Mídias Sociais

Cultura

Atrações culturais e muita diversão: programação de outubro em Cabo Frio recheada de eventos

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Na programação também competições esportivas, eventos gastronômicos, feiras, entre outras atividades.

Daniela Bairros

O mês de outubro está chegando e a cidade de Cabo Frio, na Região dos Lagos, já preparou uma programação recheada de eventos culturais e muita diversão. Na programação também, competições esportivas, eventos gastronômicos, feiras, entre outras atividades.

A Superintendência de Eventos da Secretaria de Turismo informou que a programação começa no dia 1º e até o dia 28 em vários pontos da cidade.  Ainda segundo o órgão, é importante frisar que eventos realizados na cidade precisam ter autorização prévia de vários órgãos do Governo Municipal, e que o prazo mínimo para dar entrada no processo de autorização no setor de Protocolos da Prefeitura é de 30 dias.  Para isso, os organizadores precisam apresentar uma série de documentos. Para pessoas físicas são necessários cópia e original do CPF, RG e comprovante de residência, alvará (ou comunicado) do Juizado da Infância e da Juventude (Comarca de Cabo Frio), nada opor do 25º Batalhão da PM, da delegacia e do Corpo de Bombeiros e pagamento do DAM. Em caso de utilização de estrutura de som, palcos, camarotes, iluminação, geradores, trios elétricos e arquibancadas, é preciso anexar cópia da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e a taxa de pagamento dela, além do croqui descritivo do evento. No caso de pessoas jurídicas, além de todos esses documentos já citados, também é preciso original e cópia do CNPJ e contrato social, CPF e RG de todos os sócios, e o comprovante de endereço é comercial, e não residencial. Sem isso, o processo de autorização não será aberto e o evento não poderá ser realizado.

O mês começa com a despedida da 4ª edição do Festival Sabores de Cabo Frio, que teve início dia 1º de Setembro, reunindo 63 estabelecimentos comerciais. Quem ainda não conferiu as delícias criadas com exclusividade para o evento, tem até 1º de Outubro para saborear pratos especiais em versões “petit” com preços acessíveis. A relação dos restaurantes participantes pode ser conferida no site https://saboresdecabofrio.com.br.

Também no dia 1º acontece o lançamento da campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, promovida pela ONG Amigas da Mama. A abertura acontecerá na Praça Porto Rocha, a partir das 9 horas, com Hino Nacional, apresentação de coral, aferição de pressão arterial e venda de artesanato entre outras ações.

Como outubro também é o mês das crianças, várias ações também estão programadas com foco nos pequenos. No dia 9 haverá brincadeiras e diversas atividades na Praça de São Cristóvão, promovidas pela Secretaria de Esporte e Coordenadorias de Posturas e da Criança e Adolescente. Elas também acontecerão no dia 10, em Tamoios. Já no dia 12, Dia das Crianças, tem Bike Night Especial com arrecadação de brinquedos. O dia 10 também será voltado para a conscientização contra a violência à mulher, com várias atividades promovidas na Praça Porto Rocha, no Centro de Cabo Frio.

A gastronomia será atração na semana do feriado prolongado da Padroeira do Brasil com o tradicional Festival da Sardinha, que acontece de 11 a 14 de Outubro no estacionamento do bairro Algodoal, na Praia do Forte, e o I Festival Frade Cervejeiro, no dia 13, no Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart). Já no fim de semana do feriadão acontece mais uma edição da Cãominhada (dias 13 e 14), com saída da Praça da Cidadania, e a 8ª Expo Arte Lagos (14), no Horto Municipal.

A feira Aldeia Criativa retorna com força total no dia 20 de outubro, na Fonte do Itajuru. Já nos dias 20 e 21 tem a 6ª feira Lovely Days, no Hotel Paradiso Corporate, e a terceira etapa do Circuito Top Surf, na Praia do Forte. De 22 a 26 a Praça de São Cristóvão terá uma série de atividades dentro da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Nos dias 25, 26 e 27 os agitos acontecem no Museu de Arte Religiosa e Tradicional com os projetos Música no Convento, com Kéren-Hapuk (25), Astronomia no Museu (26) e a tradicional Feira Agroecológica do Convento (27). Encerrando o mês, dia 28 tem Feira Verde do Horto Municipal, e Corrida e Caminhada do Outubro Rosa, na Praia do Forte.

Crédito: Ascom/Cabo Frio


 

Mais lidas do mês