Mídias Sociais

Cultura

Apresentados os pratos que serão comercializados na 3ª edição do Festival de Frutos do Mar em Macaé

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Ao todo, serão oito pratos de restaurantes que integram os polos gastronômicos Macaché Antiga e Praia dos Cavaleiros. Evento será nos dias 05 e 06 de maio no Mercado de Peixe.

Daniela Bairros

Foram apresentados na tarde dessa quinta-feira (19), durante entrevista coletiva, os oito pratos que serão comercializados na 3ª edição do Festival de Frutos do Mar em Macaé. Ao todo, serão oito pratos de restaurantes que integram os polos gastronômicos Macahé Antiga e Praia dos Cavaleiros. O evento será realizado  nos dias 05 e 06 de maio no Mercado de Peixe, a partir das 11h.

Os chefs dos restaurantes que vão participar do evento vão elaborar os seguintes pratos: Bobo de camarão, arroz de limão e batata palha, polvo a galega com páprica e batata lá ao murro, espetada de frutos do mar na brasa com bechamel de leite de coco e arroz de açafrão, trilogia do mar crocante (anéis de Lula, tentáculo de polvo, filé de peixe) empanados na farinha Panko, molho cítrico e chips de batata doce, bacalhau ao rei com arroz branco, pastel de camarão, Hot Philadelphia e isca de peixe com duo de molhos.

A expectativa é que o evento movimente a economia local com o consumo médio de uma tonelada de frutos do mar. Os pratos terão valor único de R$ 20,00. Haverá atrações musicais, estandes com bebidas , food bikes com sobremesas e opções de entretenimento para as crianças.  O festival está no calendário de eventos oficial do município e conta com o apoio do Sebrae.

A proposta é ter quatro pratos de cada polo gastronômico mais o sea food truck (já tradicional no mercado). Os polos  estão se unindo e os associados do Macahé Antiga, interessados, estão migrando para o Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros. "Decidimos fortalecer o setor, já que tínhamos cerca de dez associados e sempre participávamos como convidados dos festivais do Polo Praia dos Cavaleiros, vamos a partir de agora se tornar um único Polo. Os festivais  tornaram Macaé referência da alta gastronomia na região, uma história construída com trabalho e competência dos chefs dos restaurantes. A partir desta edição somos todos Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros em nome do desenvolvimento da gastronomia na cidade", informou Isabela Catharino, ex-presidente do Polo Macahé Antiga .

A fusão e adesão dos novos associados foram comemoradas pelo presidente do Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros, Renato Nicoli, e demais membros. " Nosso grupo agora é formado por 18 empresários que  impulsionam a economia local através dos eventos gastronômicos. Estamos com seis novos associados: H Kills Burger, Casa da Bel, Leve e Sabor, Mirabolando, Street Dog e São João. Eles se uniram ao  Luigi Ristorante,  Picanha do Zé, Estação da Praia, Parada do Chopp, Ilhote Sul, Durval Gastronomia , Cafe Guria Brugaderia, Frutos de Goiás, Bem Natural,  Devassa, Mokaie Stret Burger e Kebab Store. Vamos realizar nos dias 07, 08 e 09 de junho o Beer Beach Burger na orla da praia dos Cavaleiros. Estamos incluindo o Festival de Frutos do Mar no nosso calendário a partir do próximo ano e nesta edição estaremos com quatro pratos", anunciou.

A cada ano os eventos do polo fazem com que a cidade se consolide como destino gastronômico regional, contribuindo com o desenvolvimento econômico e turístico. Todos os produtos necessários para elaboração dos pratos são comprados em Macaé movimentando a economia local, bem como a rede hoteleira com a vinda dos turistas para os eventos. Um público entre 10 e 25 mil pessoas participam a cada edição dos eventos que são realizados durante 3 a 4 dias.

Formado em 2010, através do programa Sebrae na Mesa, o Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros  promove  cinco eventos no ano: Festival da Sardinha Samba e Choro (MARÇO), Beer Beach Burger (JUNHO), Festival Macaé Cultura e Gastronomia(AGOSTO), Circuito do Camarão e Frutos do Mar (OUTUBRO) e Butecando na Orla (DEZEMBRO).

Já o Polo Gastronômico Macahé Antiga foi criado em junho de 2015 com a  proposta de resgatar as  raízes gastronômicas da cidade,  fazendo uma ligação entre a gastronomia e a história da cidade. Os estabelecimentos participantes do polo eram os situados no Centro e na Imbetiba, locais onde a cidade teve seu início. E é nessa parte histórica de Macaé que se encontra o Mercado de Peixes, local  revitalizado recentemente unindo a cultura, a tradição e gastronomia da cidade.

O Mercado Municipal de Peixes funciona na cidade desde 1924, vendendo peixes, crustáceos e frutos do mar. O local possui  um cais com capacidade para várias embarcações e  boxes de vendas, além de um hall na entrada com opções de ingredientes para elaboração de receitas.  Funciona de segunda-feira à sábado de 7h às 17h e no domingo, de 7h às 12h. Em Macaé, em média cinco mil pessoas são vinculadas ao setor econômico da pesca.

Os polos gastronômicos de Macaé se uniram em único polo.  Agora o Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros possui 18 associados que  impulsionam a economia local através dos eventos gastronômicos. São eles:  H Kills Burger, Casa da Bel, Leve e Sabor, Mirabolando, Street Dog,  São João, Mokaie Steak Burger, Luigi Ristorante,  Picanha do Zé, Estação da Praia, Parada do Chopp, Ilhote Sul, Durval Gastronomia , Cafe Guria Brugaderia, Frutos de Goiás, Bem Natural,  Devassa e Kebab Store. O próximo festival será o Beer Beach Burger na orla da praia dos Cavaleiros  nos dias 07, 08 e 09 de junho.

 

Crédito: João Barreto


 

Mais lidas do mês