Mídias Sociais

Cultura

Aniversário de Rio das Ostras será tema de atividades pedagógicas online

Avatar

Publicado

em

 

 

Da redação

O aniversário de Rio das Ostras, a ser comemorado no próximo dia 10 de abril, será tema das atividades pedagógicas online. Devido à pandemia da Covid-19 e a necessidade do isolamento social, a SSecretaria de Educação de Rio das Ostras já disponibilizou novos materiais pedagógicos em seu Portal, com indicações de atividades para os alunos das escolas da Rede Municipal realizarem no período de distanciamento social necessário à prevenção do coronavírus. Dessa vez, grande parte dos exercícios e jogos propostos tem como tema o aniversário da Cidade, comemorado em 10 de abril. Para acessar, basta clicar no endereço eletrônico www.riodasostras.rj.gov.br/educacao.
Como forma de lembrar o aniversário de 28 anos de emancipação político-administrativa de Rio das Ostras, os novos materiais pedagógicos levam os estudantes a conhecer um pouco mais da Cidade. Os alunos poderão fazer isso produzindo textos, mosaicos e esculturas que lembram o patrimônio cultural e paisagístico municipal.
“Mesmo de dentro de suas casas, nossos alunos precisam construir conhecimento e se manter ativos. A Secretaria de Educação não tem poupado esforços para disponibilizar materiais de qualidade que contribuam com o aprendizado”, enfatizou o secretário da pasta, Maurício Henriques. O gestor destacou ainda que a parceria com a família é fundamental nesse momento, tanto para ajudar o estudante a acessar o portal quanto para estimular a realização das atividades.
ENCANTANDO COM A MÚSICA
A equipe pedagógica, consciente do valor da Educação Musical, ampliou as atividades propostas na plataforma virtual. Para isso lançou o projeto “Encantando com a Música”, que reúne vídeos para incentivar a prática de canto-coral, flauta doce e violão.
Ainda no Portal da Educação, no link “Leitura e Arte”, os alunos podem assistir a um vídeo da professora Graciana Rodrigues, do Grupo de Sopros, tocando o hino do Município em flauta doce. Já em outra produção, a professora Maria Helena Castro, do Coro Pérolas em Canto, ensina os acordes da música “Rua Bangu”, que consta no livro “Paraíso Encantado”.
ARTES PLÁSTICAS
No link “Nossa História, Nossa Arte”, os alunos são convidados pelos artistas plásticos Roberto Sá e Clara Arthaud a se aventurarem no desenvolvimento de um projeto artístico em seus lugares prediletos de Rio das Ostras. Roberto e Clara são responsáveis por obras como o mosaico do Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro, o prédio da “Onda”, e as esculturas da Praça da Baleia, Poço de Pedras e, mais recentemente, do compositor Dorival Caymmi.
A equipe pedagógica pede que fotografias desses projetos artísticos dos estudantes sejam encaminhadas para o e-mail nossahistoriaenossaartero@gmail.com com o objetivo de compor, em breve, uma exposição fotográfica virtual.
Apostilas com propostas de jogos online como quebra-cabeças, dobraduras e imagens para pinturas complementam o material que está disponível no Portal. Essas atividades trabalham com a história e cultura da Cidade, incluindo imagens da Casa de Cultura, da Estação Ferroviária de Rocha Leão e da Praia de Costazul, entre outras.

Crédito: Divulgação

Mais lidas da semana