Mídias Sociais

Covid-19

Unimed Costa do Sol apoia NUPEM/UFRJ em projeto de diagnóstico molecular da COVID-19

Avatar

Publicado

em

 

Cooperativa médica assume compromisso com a sociedade Macaense no enfrentamento da doença

Da redação

A Unimed Costa do Sol firmou uma parceria com o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade, o NUPEM/UFRJ para apoio ao diagnóstico molecular da COVID-19. O projeto faz parte do compromisso da cooperativa médica com a ciência e com toda comunidade macaense e da região no combate ao Novo Coronavírus.

O projeto garante mais testes e agilidade nos resultados com laudos entre 24 e 36 horas, o que permite iniciar previamente o protocolo de cuidado da COVID-19, o isolamento ou então o retorno seguro as atividades laborais. O diagnóstico molecular do vírus é feito através da técnica conhecida como PCR (Reação em Cadeia da Polimerase), considerada “padrão-ouro,” o mais preciso para diagnosticar a doença e utilizado em todo o mundo.

O apoio ao NUPEM/UFRJ se faz através da compra de um equipamento responsável por analisar amostras genéticas virais (QuantStudio 3), fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os professores e técnicos responsáveis pela análise das amostras, insumos necessários para a realização dos testes e apoio técnico de uma consultoria especializada. No total, a cooperativa médica investiu 250 mil reais no projeto e estuda a viabilização de mais um aporte.

De acordo com Dr. Gumercino P. Faria Filho esse é um legado que a cooperativa vai deixar para o NUPEM/UFRJ e a cidade: “Após a pandemia, os equipamentos serão utilizados para analises virais em pesquisas da universidade,” afirmou o vice-presidente da Unimed Costa do Sol.

Inicialmente o NUPEM/UFRJ tinha capacidade de analisar 20 amostras/dias, com a adesão de novos doadores, a capacidade poderá chegar a 300 amostras/dia. O projeto é coordenado pelo professor Dr. Rodrigo Nunes da Fonseca, diretor do NUPEM/UFRJ e conta com a participação do professor titular da UFRJ e chefe do Laboratório de Virologia Molecular do Departamento de Genética da Universidade Federal, Dr. Amílcar Tanuri e com o professor Dr. Rodrigo Brindeiro, também pesquisador do Instituto de Biologia e também de docentes e corpo técnico da universidade.

De acordo com o diretor do NUPEM/UFRJ, professor Dr. Rodrigo Fonseca: “O momento é de respostas rápidas pela universidade pública, baseadas na sua excelência acadêmica. O NUPEM/UFRJ possui a totalidade de seus docentes com doutorado, assim como mais da metade de seus técnicos de laboratório. Este time de profissionais dedicados tem se tornado uma referência em nosso Estado,” afirmou.

O projeto tem ainda uma conta para doações físicas e jurídicas e que vão viabilizar a evolução da inciativa. A conta é gerenciada pela fundação COPPETEC da UFRJ e auditada pelos órgãos públicos de controle como o Ministério Público Federal e Ministério Público do Trabalho.

Mais lidas da semana