Mídias Sociais

Covid-19

Taxa de reprodução do coronavírus em Macaé segue caindo e já está em 1,26, se aproximando da faixa amarela, de risco moderado

Avatar

Publicado

em

 

Mesmo com mais uma morte e mais 8 casos novos confirmados do coronavírus registrados na cidade, a Prefeitura de Macaé vem conseguindo reduzir as taxas relacionadas à pandemia do coronavírus na cidade.

Entre os índices divulgados na manhã desta segunda-feira, 20, está a taxa de reprodução do vírus, que está em 1,26, e continua se aproximando dos 1,2, índice máximo da chamada faixa amarela, e que se refere à velocidade com que o vírus está se espalhando na cidade.

Os dados são do Covidímetro da Prefeitura de Macaé, que estabelece como ideal uma taxa menor que 1, que significaria que, a cada 1 paciente infectado, menos de uma pessoa é contaminada, e prevê uma redução dos casos.

Pelo número divulgado pela prefeitura, atualmente, para cada 1 paciente contaminado pelo vírus, 1,26 pessoas são infectadas no município, o que significa que o alastramento da doença ainda é considerado alto, na faixa laranja, sendo ideal uma taxa de reprodução abaixo de 1.

Os riscos seriam determinados conforme a taxa, sendo menor que 0,5 a faixa branca, de risco muito baixo; entre 0,5 e 1, a faixa verde, de risco baixo; de 0,9 e 1,2, a faixa amarela, de risco moderado; entre 1,2 e 1,65, a faixa laranja, de risco alto; e entre 1,65 e 2, a faixa vermelha, de risco muito alto e que indica o confinamento.

O novo boletim da Secretaria de Saúde de Macaé apresenta também queda na taxa de letalidade, que caiu de 2,1% para 2%, além de apresentar nova alta da taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva do Sistema Único de Saúde (SUS) destinados ao tratamento do coronavírus, que subiu de 38,6% no fim de semana para 47% nesta segunda-feira.

Ainda segundo as atualizações dos dados no novo boletim informativo diário, Macaé registra atualmente 102 mortes e 4.819 casos confirmados do vírus, sendo 3.854 pacientes recuperados.
Os dados se referem aos 54 atendimentos realizados pelo Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus durante as 24 horas deste domingo, 19, lembrando que a unidade funciona 24 horas por dia, no antigo Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, que fica na Rua Tenente Coronel Amado, 225, no Centro.

Mais lidas da semana