Mídias Sociais

Covid-19

Prefeitura de Macaé recebe mais 3.120 doses da CoronaVac e entra em fase final da vacinação do 1º grupo prioritário

Avatar

Publicado

em

 

Enquanto segue debatendo o planejamento para o retorno das aulas presenciais no município, Macaé recebeu nesta quarta-feira, 3, mais 3.120 doses da vacina contra o coronavírus CoronaVac, que chegou na cidade vinda da capital fluminense em um helicóptero da Polícia Civil pela manhã.

Segundo a prefeitura, as mais de 3 mil doses da vacina produzida em parceria entre o Instituto Butantan, de São Paulo, e a farmacêutica chinesa Sinovac Biontech, chegaram  juntamente com as 420 doses excedentes e foram acompanhadas por técnicos da Secretaria de Saúde.

De acordo com informações da coordenadora em Vigilância Epidemiológica, Lisa Chagas, as unidades que chegaram serão utilizadas na 2ª dose dos profissionais de Saúde que atuam na chamada linha de frente do combate à pandemia.

“Vamos iniciar a 2ª dose na próxima terça-feira (9). Elas serão destinadas aos profissionais que atuam no Hospital Público de Macaé (HPM), na Clínica São Lucas, no [Hospital] São João Batista, e na Unimed”, revelou Lisa Chagas.

Sobre as 420 doses excedentes, de acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Macaé, elas também serão usadas para vacinar profissionais da Saúde, lembrando que o prefeito Welberth Rezende (CIDADANIA), em sessão da Câmara Municipal desta terça-feira, 2, contou que, com a vacinação dos profissionais na linha de frente, seriam vacinados ainda neste 1º grupo prioritário do Plano Nacional de Imunização (PNI) os demais servidores da Saúde e idosos acima de 85 anos.

Lisa Chagas informou ainda que nesta quinta e sexta-feira, dias 4 e 5, a etapa de vacinação de profissionais de apoio na área de Saúde estará concluída, como também já havia antecipado o prefeito na Câmara.

“Nesta quarta-feira (3) estaremos fechando a vacinação do pessoal de apoio do HPM. Já na quinta (4) e sexta-feira (5), será a vez dos profissionais de apoio da rede privada, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centro de Especialidades Dr. Moacir Santos (Barracão), Programas de Saúde, entre outros, de 9h às 16h, na Cidade Universitária”, revelou a coordenadora.

Enquanto a vacinação não chega à população, a prefeitura lembra que, mesmo com o início da campanha de imunização do coronavírus, os hábitos de higiene e de prevenção devem continuar sendo tomados por toda população.

“A orientação é manter o uso correto da máscara, higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel 70%, e distanciamento social”, reforçou o município nesta quarta-feira.

Mais lidas da semana