Mídias Sociais

Covid-19

Macaé segue apresentando alta nos números e chega a 1.832 casos confirmados do coronavírus e 66 mortes

Avatar

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé confirmou na manhã desta segunda-feira, 22, que continuam aumentando o número de casos confirmados do coronavírus no município, que já se aproxima dos 2 mil casos da doença.

Em novo boletim informativo diário divulgado na manhã desta segunda, nas últimas 24 horas, o município registrou 12 casos novos, atingindo 1.832 casos de pacientes infectados pelo vírus, com 1.222 pacientes recuperados e 610 ainda em tratamento ou isolamento domiciliar.

De acordo com as novas informações, mais 1 caso fatal também foi registrado pelo município neste domingo, 21, de uma mulher de 69 anos que apresentava hipertensão arterial, doença que pode se agravar em contato com o coronavírus.

Os dados são referentes aos atendimentos realizados nas 24 horas deste domingo no Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus de Macaé, e com o mais 1 caso fatal, a Secretaria de Saúde já registra 66 mortes causados pelo vírus.

Segundo a prefeitura, a cidade apresenta uma taxa de letalidade de 3,6%. De acordo com números divulgados neste fim de semana, o Estado do Rio tem uma taxa de letalidade de 9,6%, a maior do país.

De acordo com um estudo publicado em inglês pela Universidade John Hopkins, dos Estados Unidos, um dos fatores que pode influenciar na queda da taxa de letalidade é a testagem, já que quanto mais gente for testada, mais casos leves e moderados são encontrados, aumentando o número de casos confirmados e reduzindo o número de mortes em relação ao número de infectados.

O estudo leva em conta também fatores como o sistema de saúde local; a demografia do lugar, já que populações mais velhas tendem a ter uma taxa maior; além de fatores ainda desconhecidos que estão sendo estudados pela ciência em todo o mundo.

Desde a última semana, a Prefeitura de Macaé iniciou um mutirão de testagem que passará por diversos bairros da cidade, entre eles o Parque Aeroporto (na foto), onde foram testadas mais de 1,5 mil pessoas, a Barra de Macaé, onde os testes começaram nesta segunda, 22, e terminam na quarta-feira, 24, além da Aroeira, e do Lagomar, com datas já confirmadas, e outras localidades, com datas ainda a serem divulgados.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a taxa de letalidade do coronavírus no mundo é de 5,4%, com a maior taxa sendo ainda a da Itália, que chegou a 14,5%.

Segundo o site bing.com/covid, desenvolvido pela Microsoft para acompanhar a pandemia no mundo, o Brasil já é o 2º país do planeta em número de casos confirmados do coronavírus, com mais de 1 milhão de pessoas infectadas e mais de 50 mil mortes.

Em Macaé, o Centro de Triagem funciona 24 horas por dia no antigo Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, que funciona na Rua Tenente Coronel Amado, 225, no Centro, e atende também pelos telefones (22) 2796-1015 e (22) 2796-1344.

Mais lidas da semana