Mídias Sociais

Covid-19

Macaé registra 4.526 casos confirmados do coronavírus depois de aumento de mais de 500 casos novos em 5 dias

Avatar

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé divulgou na manhã desta segunda-feira, 13, novas atualizações dos dados da pandemia do coronavírus na cidade, que já registra 4.526 casos confirmados do vírus e 94 mortes.

Os 2 novos casos fatais foram de um homem de 92 anos, portador de doença cardiovascular e  neurológica, e uma mulher de 59 anos, portadora de diabetes, doenças cardiovascular e neurológica .

A taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva do Sistema Único de Saúde (SUS) destinados ao tratamento do coronavírus no município está em 52% depois de estar em 50% durante o final de semana.

Ainda de acordo com o novo boletim informativo diário, a taxa de reprodução do vírus voltou a cair para 1,3, mas mantendo a cidade da faixa laranja, de atenção redobrada, enquanto a taxa de letalidade subiu para 2,1%, em relação ao fim de semana, quando esteve em 2,0%.

Os dados são referentes aos atendimentos realizados pelo Centro de Triagem de Paciente com Coronavírus, que funciona 24 horas no antigo Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, que fica na Rua Tenente Coronel Amado, 225, no Centro.

O número de casos confirmados do vírus em Macaé vem subindo de forma alarmante, com mais de 500 casos novos desde a última quarta-feira, 8, quando o município registrava 3.948 pacientes contaminados pelo coronavírus.

Porém, o aumento do número de casos tem a ver com a realização de testagem em massa que a prefeitura vem realizando nos bairros da cidade desde o último dia 17 de junho, visando o diagnóstico precoce e a busca ativa de casos na cidade.

Depois de passar por Parque Aeroporto, Barra de Macaé, Aroeira, Lagomar e Malvinas, a equipe do mutirão da Secretaria de Saúde realizou 1.145 testes nos moradores da Nova Esperança e da Nova Holanda, com 507 pessoas apresentando reagente positivo, o que equivale 44,27% de todas as pessoas testadas.

No total de todos os bairros testados, foram 8.105 exames realizados, com 2.197 pessoas apresentando reagente positivo, o que equivalem a 27,10% de todos as pessoas testadas, aumentando a porcentagem que era de 24,28%.

Caso essa porcentagem representasse o contato da população macaense com o vírus, a estimativa seria de 69.558 casos do coronavírus no município, o equivalente a 27,10% da população estimada da cidade, que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 256.672 habitantes.

Como tem feito desde o início da testagem nos bairros, a gerente de Vigilância em Saúde de Macaé, Daniela Bastos, voltou a reforçar que independente do diagnóstico, é necessário que os cuidados continuem após a testagem, com a higienização das mãos, distanciamento social e uso correto da máscara de proteção.

Mais lidas da semana