Mídias Sociais

Covid-19

Macaé iniciará procedimento de testagem em massa da população com testes itinerantes nos bairros a partir desta quarta, 17

Avatar

Publicado

em

 

Tentando traçar um panorama sobre a real situação do coronavírus na cidade, a Prefeitura de Macae começa, a partir desta quarta-feira, 17, a realizar um mutirão para testagem sorológica do vírus em vários bairros da cidade.

A medida, que terá como ponto de partida o Parque Aeroporto, um dos bairros mais populosos da cidade, disponibilizará testes das 8h às 12h, na praça principal do bairro, e será coordenada por uma equipe da Secretaria de Saúde, composta por 10 técnicos de laboratório, além de 1 biólogo e enfermeiros, e acontecerá até a próxima sexta-feira, 19.

“A intenção é traçar perfil epidemiológico dos bairros, definindo assim estratégias de ação que respeitem as particularidades de cada localidade”, explicou a prefeitura.

Ainda de acordo com o governo municipal, o resultado será entregue no dia seguinte a realização do teste, no mesmo local e horário, já com encaminhamentos para atendimentos de pessoas que apresentarem reagente positivo para a infecção do vírus.

“Testagem sorológica é peça-chave nos diagnósticos durante a pandemia, por ser capaz de informar qual parcela da população já foi contaminada. Daí a importância de se respeitar o cronograma de realização de testes por comunidade”, ressaltou a prefeitura.

Os testes nos bairros seguirão na semana que vem, com a testagem acontecendo na Barra de Macaé, que receberá a equipe da Secretaria de Saúde entre os dias 22 e 24 deste mês, na Praça Mirante dos Navegantes, na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), logo após a ponte.

Nos dias 25 e 26 de junho, será a vez da Aroeira, onde a testagem acontecerá na Praça do Ciep 393, na Rua Alcides Mourão, e nos dias 29 e 30 de junho e 1 de julho, a equipes da Secretaria de Saúde estará no Lagomar, onde os testes serão realizados em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Avenida José Ferreira Machado.
Segundo a prefeitura, as comunidades das Malvinas, da Nova Esperança, da Nova Holanda e do Centro também receberão o mutirão de testagem no mês de julho, em datas que ainda serão divulgadas.

O município acrescenta que idosos com dificuldade de locomoção serão atendidos em suas casas, e para isso, um familiar ou cuidador deve se comunicar com a equipe da Secretaria de Saúde durante o período de testes em cada bairro.
“Macaé abriu ampla frente de testagem para o Covid-19 (sigla, em inglês, para a expressão Coronavirus Disease 2019), atendendo em seus postos de trabalho os profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus, bem como empresários, funcionários e colaboradores de estabelecimentos comerciais antes da reabertura das atividades. Na última semana, empresários, funcionários e colaboradores de estabelecimentos de motopeças, autopeças e oficinas de bicicletas foram testados no Centro de Especialidades Dona Alba, mediante agendamento prévio”, lembrou a prefeitura.

Um dos pioneiros no Estado do Rio nas medidas de prevenção ao coronavírus, o prefeito Dr. Aluizio (PSDB) contou que 15 mil testes serão disponibilizados para a testagem nos bairros, e explicou a medida não engloba os profissionais da saúde, que estão sendo testados em suas unidades.

“É fundamental que você faça o teste”, reforçou o prefeito de Macaé em pedido à população da cidade.

Mais lidas da semana