O Sindicato Patronal do Comércio Varejista (Sindicomércio) de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Silva Jardim promove, nessa quinta-feira, 20, feriado do Dia da Consciência Negra, a abertura oficial no Natal Sesc 2025 em Rio das Ostras e Casimiro.
O evento, que acontece na Praça José Pereira Câmara, no centro de Rio das Ostras, e na Praça As Primaveras, em Barra de São João, marca também 1 ano da parceria entre a entidade e o Serviço Social do Comércio do Rio (Sesc Rio), além das prefeituras.
Em Rio das Ostras, a cerimônia começa a partir das 19h, com a inauguração da tradicional árvore de Natal dos Sesc, seguindo no dia seguinte, sexta, 21, com o cortejo natalino com a presença de Papai Noel.
Para esse ano, o Sindicomércio e o Sesc trazem uma novidade, que é a inauguração de uma 2ª árvore natalina iluminada, instalada na Praça da Baleia, em Costazul, cujo início da montagem está programado para a próxima semana.
Já em Casimiro de Abreu, a abertura da programação do Natal Sesc 2025 acontece com a inauguração da árvore de Natal do Sesc na Praça As Primaveras, no centro do distrito de Barra de São João, vizinho de Rio das Ostras.
“Este é o 7º ano consecutivo em que o Sindicomércio articula a realização do Natal Sesc na região, fortalecendo o evento como tradição local. A iniciativa envolve investimentos em decoração temática, iluminação especial e ações culturais que transformam espaços públicos em cenários de celebração, lazer e convivência familiar”, ressalta a entidade.
A lembrança do Sindicomércio reforça a posição da entidade em relação a uma polêmica recente, gerada depois de uma nota publicada nas redes sociais da Associação Comercial e Empresarial de Costazul (ACEC), sobre a instalação da decoração natalina na Praça da Baleia.
Nesse fim de semana, o Sindicomércio rechaçou a informação, ressaltando que não havia recebido nenhum comunicado oficial a respeito do tema, lembrando que conduz exclusivamente a parceria com o Sesc Rio para o evento natalino.
Segundo o presidente do Sindicomércio, Marcelo Ayres, o projeto tem um impacto que ultrapassa a estética, movimentando a economia e valorizando o comércio da região, além de reforçar o sentimento de pertencimento comunitário.
“O Natal Sesc já faz parte da história da nossa região e segue crescendo a cada ano. É muito gratificante ver como moradores e visitantes aguardam esse momento com tanta expectativa. Essa ação não apenas ilumina a cidade, mas fortalece o comércio local, estimula o turismo e cria memórias afetivas. Agradecemos ao Sesc Rio e às administrações municipais pela parceria que torna tudo isso possível”, afirmou Marcelo Ayres.