Mídias Sociais

Cidades

Vigilância Sanitária de Macaé realiza 17 mil inspeções em 2017

Publicado

em

 

Fiscalização foi feita em 10 mil a estabelecimentos da área de alimentos, 4,5 mil da área de saúde, 1,5 mil da área de farmácia e mil na área de saneamento e resíduos.

A Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária (COVISA) realizou em 2017 cerca de 17 mil inspeções, sendo dez mil a estabelecimentos da área de alimentos, 4,5 mil da área de saúde, 1,5 mil da área de farmácia e mil inspeções a estabelecimentos da área de saneamento e resíduos.

 

Durante o processo de inspeção e licenciamento, são verificados itens como documentação e higiene do local. A fiscalização rotineira acontece em estabelecimentos de diversas áreas (bares, lanchonetes, restaurantes, supermercados, academias, consultórios, clinicas, escolas, clubes, hotéis, farmácias etc), garantindo à população um serviço de melhor qualidade.

Além disso, foram certificados e licenciados pela COVISA cerca de 1,2 mil estabelecimentos e profissionais autônomos, sendo 600 na área de alimentos 450 na área de saúde, 150 licenciamentos na área de farmácia e 50 na área de saneamento.

Durante o processo de educação sanitária, foi realizada uma parceria com a Fiscalização de Posturas, na qual os profissionais informais (ambulantes) que atuam no município receberam a capacitação em “Boas Práticas em Manipulação de Alimentos”. A prática teve o intuito de orientar os profissionais, bem como minimizar os riscos à saúde da população.

Já com foco na responsabilidade socioambiental, a Vigilância Sanitária realiza em parceria com a Secretaria Adjunta de Serviços Públicos o Programa de Descarte Consciente de Medicamentos, através do qual tanto a população quanto as farmácias do município encaminham os medicamentos vencidos ou que não serão mais utilizados para que seja dada a devida destinação final. Em 2017, foram descartadas corretamente 22 mil caixas de medicamentos vencidos.

A Vigilância Sanitária do município é referência em todo Estado, sendo junto com o município do Rio de Janeiro, a única apta a realizar inspeções e licenciamentos em todos os tipos de estabelecimentos.

Qualquer dúvida, sugestão, reclamação ou denuncia, a população pode realizar através do telefone: (22) 2762-0935, e-mail: visa@macae.rj.gov.br, ou na própria sede da COVISA, localizada na Rua José de Aguiar Franco, 2150, Costa do Sol, Macaé/RJ.

Da Redação

Foto:

Mais lidas da semana