Mídias Sociais

Cidades

Defesa Civil de São Pedro da Aldeia emitirá alertas por SMS

Publicado

em

 

Para receber os avisos, os interessados devem enviar um SMS para o número 40199 informando o CEP de sua residência. 

A Coordenadoria de Defesa Civil de São Pedro da Aldeia passará a emitir mensagens de texto com alertas de chuva e orientações sobre risco de desastres. O órgão se disponibilizou para atuar no serviço que está sendo implantado pela Defesa Civil em parceria com a Central do Tempo, em diversas localidades.

A Prefeitura aldeense é a primeira do país a aderir à campanha "Não Seja Pego de Surpresa", criada pelo Portal Defesa Civil com o objetivo de auxiliar a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil na divulgação do serviço de envio de alerta via SMS. O coordenador da Divisão aldeense, Marcos Dothavio, falou sobre a iniciativa.

“Esse é um serviço que está sendo disponibilizado aos municípios pela Defesa Civil Nacional e a nossa Coordenadoria se cadastrou para realizar o trabalho na cidade, contando com a parceria do Central do Tempo na região e o apoio do Portal Defesa Civil. O envio por SMS é mais uma ferramenta de prevenção, já que as previsões serão dadas para que as pessoas possam se prevenir. O morador pode cadastrar o CEP geral ou o da rua em que reside”, explicou

Para receber as informações, os interessados devem enviar um SMS para o número 40199 informando o CEP de sua residência. Não há custo para receber, nem enviar as mensagens. Após a efetuação do registro, os moradores receberão uma mensagem informando que o celular está apto a receber recomendações e alertas da Defesa Civil. O usuário poderá cancelar o serviço por mensagem de celular a qualquer momento. Vale destacar que o telefone padrão 199 continua ativo para dúvidas, denúncias e informações dessa natureza.

De acordo com o Ministério da Integração Nacional, o serviço é inédito no Brasil e tem como objetivo fornecer a população informações acerca de procedimentos adotados em casos de inundações, alagamentos temporais ou deslizamentos de terra, dentre outras ocorrências. A previsão é de que o modelo seja implantado em todo o país até março.

Mais lidas da semana