Mídias Sociais

Cidades

Vigilância em Saúde de Cabo Frio fiscaliza qualidade da água

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde de Cabo Frio realizou, nesta semana, a coleta de amostras de água em cinco pontos da cidade. O objetivo é intensificar a rotina de controle de qualidade do recurso fornecido pela concessionária da região. O material, que é enviado para o Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen/RJ), tem previsão de 20 dias para divulgação do resultado.

De acordo com a Prefeitura, as amostras foram recolhidas no Aeroporto Internacional de Cabo Frio; no Terminal Rodoviário Alexis Novellino; no Hospital da Mulher; no Shopping UnaPark, em Tamoios; no hospital e nas escolas municipais do segundo distrito. A iniciativa é uma parceria entre as Secretarias de Saúde e de Turismo.

“O Estado fornece os recipientes para o armazenamento da água e o município apresenta os materiais seguindo um cronograma. As coletas são feitas e entregues no mesmo dia. No Lacen são realizadas as análises seguindo os chamados parâmetros básicos”, explicou a bióloga Andréia Nogueira, coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, acrescentando que a coleta também será feita em outros pontos de grande circulação de pessoas.

Segundo ela, são avaliados os aspectos físico e químico, além dos parâmetros microbiológicos, que sinalizam quando a água está contaminada. Também são analisados a quantidade de cloro e o fluoreto nos locais de atuação da concessionária da região.

 

Vigiagua é responsável pelo controle de qualidade

O Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua) é um conjunto de ações adotadas continuamente pelas autoridades de saúde pública garantir a população tanto o acesso à água em quantidade suficiente quanto a qualidade compatível com o padrão de potabilidade estabelecido na legislação vigente (PRC n° 5/2017, Anexo XX). É parte integrante das ações de prevenção dos agravos transmitidos pela água e de promoção da saúde, previstas no Sistema Único de Saúde (SUS).

As ações do Vigiagua são desenvolvidas pelas Secretarias de Saúde Municipais, Estaduais, do Distrito Federal e pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde Ambiental. Cada município conta com um profissional responsável por desenvolver as ações e observar a qualidade da água. Em Cabo Frio, o Vigiagua é responsabilidade da Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental e abrange 64 bairros.

Mais lidas da semana