Mídias Sociais

Cidades

Vacinação antirrábica termina em Macaé e imuniza quase 20 mil cães e gatos

Avatar

Publicado

em

 

Balanço foi divulgado pela Secretaria de Saúde do município. Ação foi iniciada em maio na região serrana

Daniela Bairros

A pré-campanha de vacinação itinerante antirrábica terminou em Macaé. Segundo balanço divulgado pela Secretaria de Saúde, quase 20 mil cães e gatos foram vacinados. A ação foi iniciada em maio na região serrana.

Durante quatro meses, os agentes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) percorreram diariamente os bairros e localidades da cidade. Quem não conseguiu vacinar seu bicho de estimação, terá até o dia 07 de outubro, quando será realizada a Campanha Estadual de Vacinação Antirrábica, com 16 pontos de vacinação.

Realizada anualmente, a campanha conscientiza a população contra a raiva, uma doença viral transmitida pela mordida de animais, que em contato com humanos, pode matar.  A vacina, que é gratuita, é destinada a cães e gatos a partir dos quatro meses de vida.

É importante que a vacinação seja feita anualmente e que os responsáveis verifiquem qualquer tipo de sintoma ou comportamentos diferentes nos bichos de estimação. Em caso de mordida por um desses animais, é necessário lavar o local machucado, procurar uma unidade de saúde mais próxima e isolar por até dez dias o animal infectado. Os telefones disponíveis para outas informações são: 0800-022-6461, 2772-6461 e 2796-1186.

 

Crédito: Juranir Badaró

Mais lidas da semana