Mídias Sociais

Cidades

Unidade de Policiamento Ambiental de Cabo Frio completa um ano de reforço na fiscalização

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

A 8º Unidade de Policiamento Ambiental, sediada em Cabo Frio, completa um ano neste sábado, 07. Neste período, a fiscalização foi reforçada em nove municípios que englobam o Parque Estadual da Costa do Sol, sendo eles: Araruama, Búzios, Arraial do cabo, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Macaé, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Cabo Frio, onde mantém a sede no Dormitório das Garças.

De acordo com os últimos dados divulgados, a Upam realizou um total de 635 fiscalizações, neste período. Destas, 369 viraram boletins de ocorrência na Polícia Civil. Segundo o Comando de Polícia Ambiental, 326 pessoas foram presas e oito armas de fogo apreendidas.

Deste total, a maior parte dos crimes foi praticado contra a fauna: 115. Atividade potencialmente poluidora, foram 107 ocorrências. Contra a flora, 68. Na área da pesca, foram registradas 56 com apreensão de 80 kg de sardinha, 185 kg de camarão e 84 guaiamuns.

No balanço de atividades da Upam, 698 pássaros foram apreendidos em situação irregular além de 22 galos, dois lagartos, quatro jabutis, 30 cães, sete tatus e um mico sagui.

Para o coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura de Cabo Frio, a atividade da Unidade de Policiamento Ambiental é fundamental. “A importância não é só para Cabo Frio mas para todos os municípios da Região dos Lagos porque é um braço forte da Polícia Ambiental especializada, dentro da proposta de colaborar, fiscalizar, ajudar e um grande parceiro”, declarou Eduardo Pimenta.

A expectativa é que em breve o espaço recebe obras de revitalização, o que melhorará ainda mais o serviço. “Queremos que o Dormitório das Garças seja um lugar de lazer tanto para moradores como para turistas”, reforçou. O projeto deve ser inaugurado no segundo semestre deste ano.


 

Mais lidas do mês