Mídias Sociais

Cidades

Ocorrências nas escolas de Cabo Frio serão registradas de forma online

Thaiany Pieroni

Publicado

em

As ocorrências registradas nas escolas municipais de Cabo Frio agora serão lançadas, de forma online, em um banco de dados da pasta da secretaria de educação. O sistema, batizado de Registro de Ocorrência Escolar, está em fase de finalização e deve passar a fazer parte da rotina das unidades escolares ainda neste semestre.

A ideia é que a partir da alimentação do sistema, que será feita pela direção escolar e orientadores educacionais, a Secretaria tenha uma visão geral das ocorrências, possibilitando que estatísticas e diagnósticos sejam gerados. Os dados poderão ser buscados por região, faixa etária, gênero, tipos de conflitos, entre outros recortes. Como o novo sistema será integrado ao Sigete (Sistema de Gestão de Tecnologia Educacional), onde o banco de dados dos alunos da Rede e servidores está armazenado, a inclusão das ocorrências será simplificada e rápida.

Para o secretário da Educação, Alessandro Teixeira, essa nova forma de registro é de grande importância para que as informações não fiquem restritas no universo escolar.  “Ao lançar no sistema as informações, poderemos identificar as situações mais recorrentes, possibilitando o desenvolvimento de ações para sanar os problemas identificados”, destaca o secretário.

Os dados estatísticos, preservando o sigilo das pessoas envolvidas, poderão ser consultados pela entidades parcerias. “As informações poderão preceder as ações dos parceiros envolvidos para que elaboremos soluções conjuntas e alcancemos resultados mais objetivos”, destaca ainda o secretário, citando a relevância do trabalho desenvolvido pelos conselhos tutelares, pela área de infância e juventude do Ministério Público Estadual e pelo Tribunal de Justiça, com a mediação de conflitos, além das parcerias no âmbito do poder executivo, como é o caso da Ronda Escolar da Guarda Municipal e da Coordenadoria de Criança e do Adolescente.

 

 

Mais lidas do mês