As ocorrências registradas nas escolas municipais de Cabo Frio agora serão lançadas, de forma online, em um banco de dados da pasta da secretaria de educação. O sistema, batizado de Registro de Ocorrência Escolar, está em fase de finalização e deve passar a fazer parte da rotina das unidades escolares ainda neste semestre.
A ideia é que a partir da alimentação do sistema, que será feita pela direção escolar e orientadores educacionais, a Secretaria tenha uma visão geral das ocorrências, possibilitando que estatísticas e diagnósticos sejam gerados. Os dados poderão ser buscados por região, faixa etária, gênero, tipos de conflitos, entre outros recortes. Como o novo sistema será integrado ao Sigete (Sistema de Gestão de Tecnologia Educacional), onde o banco de dados dos alunos da Rede e servidores está armazenado, a inclusão das ocorrências será simplificada e rápida.
Para o secretário da Educação, Alessandro Teixeira, essa nova forma de registro é de grande importância para que as informações não fiquem restritas no universo escolar. “Ao lançar no sistema as informações, poderemos identificar as situações mais recorrentes, possibilitando o desenvolvimento de ações para sanar os problemas identificados”, destaca o secretário.
Os dados estatísticos, preservando o sigilo das pessoas envolvidas, poderão ser consultados pela entidades parcerias. “As informações poderão preceder as ações dos parceiros envolvidos para que elaboremos soluções conjuntas e alcancemos resultados mais objetivos”, destaca ainda o secretário, citando a relevância do trabalho desenvolvido pelos conselhos tutelares, pela área de infância e juventude do Ministério Público Estadual e pelo Tribunal de Justiça, com a mediação de conflitos, além das parcerias no âmbito do poder executivo, como é o caso da Ronda Escolar da Guarda Municipal e da Coordenadoria de Criança e do Adolescente.