Mídias Sociais

Cidades

Terceira reunião para construção do Plano de Mobilidade Urbana de Cabo Frio acontece em São Cristóvão

Publicado

em

 

A reunião está marcada para esta terça-feira, 20, às 19h, na APAE. 

Nesta terça-feira, 20, será realizada a terceira reunião para que cabo-frienses possam participar da construção do Plano de Mobilidade Urbana do Município. Desta vez, o encontro acontece na Apae do bairro São Cristóvão e visa reunir moradores e comerciantes dos bairros São Cristóvão, Braga, Célula Mater, Dunas, Foguete, Guarani, Jardim Caiçara, Jardim Nautilus, Jardim Olinda I, II e III, Manoel Correa, Montes Brancos, Palmeiras, Parque Burle, Praia do Siqueira, Recanto das Dunas, São Cristóvão e Vila do Sol.

Na ocasião serão discutidos assuntos como trânsito, estacionamentos, transporte público, ciclovias, acessibilidade, pedestres, entre outros. O objetivo é ouvir quem vive nos bairros e conhecer de perto os desafios e peculiaridades de cada local para a construção organizada e democrática do plano. Neste primeiro momento as sugestões serão pontuadas com os moradores para que as medidas necessárias sejam desenvolvidas na construção do plano.

De acordo com a secretaria de mobilidade urbana, novos encontros ainda serão planejados nos demais bairros da cidade.  A reunião do Jardim Esperança, que aconteceria no último dia 30, será remarcada. Também será agendada reunião com moradores e comerciantes do Centro.

O calendário de elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Cabo Frio ainda prevê ações como pesquisas complementares, eventos técnicos (com especialistas) e reuniões setoriais (sociedade civil organizada). A previsão é que a definição das propostas aconteça em abril. Após a consolidação do Plano em forma de Projeto de Lei (PL), ele será encaminhamento à Câmara Municipal de Vereadores para aprovação.

Sobre o plano - O Plano Participativo de Mobilidade Urbana de Cabo Frio foi lançado junho de 2017, no auditório da Prefeitura. Os delegados inscritos participaram de uma capacitação no início de novembro que teve por objetivo transmitir conceitos sobre mobilidade urbana utilizados na política nacional (Lei 12.587 de 2012). Cerca de 100 delegados participaram das palestras promovidas pela Secretaria de Mobilidade Urbana, discutindo temas como “a cidade que queremos” e “como construir a cidade que queremos”. A ideia é que os delegados possam agir como formadores de opinião para difundir os conhecimentos em seus bairros.  A previsão é que o plano seja colocado em prática ainda no fim do primeiro semestre do ano.


 

Mais lidas do mês