Mídias Sociais

Cidades

Tartarugas são soltas no Canto do Forte, em Cabo Frio

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

Dois filhotes de tartaruga verde, da espécie Chelonia mydas, foram devolvidos à natureza nesta quinta-feira, 05, no Canto do Forte, na Praia do Forte, em Cabo Frio. Os dois filhotes haviam sido capturados em Saquarema e enviados para o CTA-Meio Ambiente, empresa responsável pela coleta, investigação e recuperação da fauna marinha e costeira do litoral Fluminense.

De acordo com a empresa, quando foram resgatadas as tartarugas estavam doentes e debilitadas. Ambas receberam atendimento veterinário, como estabilização, medicação e, após melhora na condição de saúde, receberam alta.

Já a ação de soltura ficou a cargo do Programa Bandeira Azul e de parceiros como SOMAR e Guarda Marítima e Ambiental. Crianças e adolescentes atendidos pela APAE de Cabo Frio foram convidadas a participar da ação, como forma de educação e conscientização ambiental.

O CTA é patrocinado pela Petrobras e, após tomar conhecimento das ações do Bandeira Azul na Praia do Peró, não só escolheu o Programa para a realização da soltura, como está preparando um cronograma de visitas às escolas da rede municipal de ensino, levando palestras e ações de conscientização ambiental. A soltura foi incluída como Ação Ambiental dentro do Programa Bandeira Azul, e conta pontos em relação aos critérios exigidos para a certificação da Praia do Peró.

Para um dos coordenadores do Programa Bandeira Azul – Praia do Peró, Carlos Magno da Silva Maíques, a ação veio em um momento especial.

“O Bandeira Azul é um programa ininterrupto. Todos os dias estamos realizando algum tipo de ação ambiental, seja direta ou indireta. A soltura das tartarugas mostra que nosso trabalho está sendo acompanhado pelos órgãos ambientais da região e está sendo muito bem avaliado. A presença dos alunos da APAE deu um aspecto singular ao evento, transformando esta data em um dia especial para o Programa”.

Populares que avistarem algum animal marinho em situação de risco nas praias da região entre Parati e Búzios podem entrar em contato solicitando ajuda pelo telefone 0800 0095444.


 

Mais lidas do mês