Mídias Sociais

Cidades

Prazo para escolas de Cabo Frio se cadastrarem para Parlamento Juvenil termina nesta sexta-feira

Thaiany Pieroni

Publicado

em

Termina nesta sexta-feira, 06, o prazo para escolas de Cabo Frio, que oferecem Ensino Fundamental II e Ensino Médio, se credenciarem para participarem da segunda edição do Parlamento Juvenil, desenvolvido pela Câmara Municipal da cidade. O projeto tem o intuito de fomentar o exercício da democracia nos ambientes educativos, com votações, audiências públicas e ações, numa parceria das unidades escolares com o legislativo municipal.

O credenciamento deve ser realizado pelo e-mail parlamentojuvenil@cabofrio.rj.leg.br. A distribuição das vagas será realizada de acordo com o credenciamento das unidades de ensino. O lançamento do edital está previsto para o dia 11 de abril de 2018, pelo site www.cabofrio.rj.leg.br.

Esse ano, os alunos das redes públicas municipal, estadual e federal, que estejam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental ou Ensino Médio poderão se candidatar para concorrer a uma das 16 vagas. Conforme resolução, a 17ª vaga é destinada à Apae. Lembrando que apenas estudantes da escola credenciadas podem participar do certame.

 

Sobre o projeto - Com caráter instrutivo, o Parlamento Juvenil possibilita aos estudantes a vivência do processo democrático, mediante a participação dos jovens em jornada simulada de trabalho parlamentar. Além disso, tem a finalidade de explicar como funciona a dinâmica entre os poderes executivo e legislativo, demonstrando qual é o espaço de trabalho de cada um desses entes e, ainda, como a sociedade pode trabalhar em conjunto para o desenvolvimento do município.

Ao tomarem posse, os Vereadores Estudantes do Parlamento Juvenil da cidade precisam se comprometer a exercer o mandato com dedicação e lealdade, cumprindo e fazendo cumprir a Constituição da República, a Constituição Estadual, a Lei Orgânica do Município e a legislação em vigor, sempre em defesa da justiça social, da paz e da igualdade de tratamento a todos os cidadãos.

 

Mais lidas do mês