Além de resgatar animais abandonados, a superintendência oferece consultas gratuitas aos animais de moradores da cidade
Thaiany Pieroni
O trabalho da Superintendência de Proteção aos Animais de Cabo Frio tem se destacado no município. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas, a pasta vem se esforçando para oferecer o melhor atendimento aos animais e para isso, conta também com o apoio da comunidade.
Devido à crise, atualmente, a Prefeitura de Cabo Frio arca apenas com o salário dos profissionais que atuam no Canil Municipal, enquanto a comunidade ajuda através de doação de materiais de limpeza, luvas, ração, dentre outros itens para a manutenção do espaço. O Canil Municipal também conta com as vendas do Bazar Animal, que vende roupas, brinquedos, calçados, livro, dentre outros objetos, também doados pela comunidade. O Bazar funciona na Travessa José Antônio Sampaio, loja 02, no Centro de Cabo Frio. Toda verba arrecada e revertida para a causa animal.
É importante ressaltar que além de resgatar e tratar de animais abandonados ou que sofrem de maus-tratos, a superintendência oferece consultados gratuitas para animais de moradores da cidade, que não possuem condições financeiras de arcar com uma consulta particular. Isso sem falar no incentivo a adoção, que é um dos melhores presentes que um animal pode receber.
O telefone para a população realizar denúncias de maus tratos aos animais, resgate e adoção é (22) 99237-6507. As ligações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O Canil Municipal fica localizado na Fazenda Campos Novos, na Rodovia Amaral Peixoto, Km 124, em Tamoios.
Sobre as consultas - As consultas são destinadas aos animais em situação de rua e para a população carente. Os atendimentos são realizadas às quartas e quintas-feiras das 9h30 ao meio-dia, por ordem de chegada, no Canil Municipal, que fica na Fazenda Campos Novos. A Superintendência conta com o bom senso e a compaixão da população, já que as pessoas que têm condições de pagar uma clínica particular e usar o local irá tirar a chance daqueles que não podem.
Para a realização do atendimento é necessária a apresentação de documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Além do serviço de consulta veterinária, o canil abriga e trata os animais em situação de abandono e maus tratos que em seguida ficam disponíveis para adoção responsável.
“Acrescentamos que oferecemos consultas básicas, que não incluem cirurgias e atendimento de emergência. Todos os donos saíram com as receitas veterinárias, com os encaminhamentos e orientados sobre o que fazer com seus bichinhos”, disse a superintende Carol Midori.
Faça sua parte e adote – A adoção é de grande importância para os animais, que além de receberem um lar e carinho da nova família, disponibilizam novos espaços para que outros animais em situação de risco possam ser resgatados.
Uma boa oportunidade para adoção será nesta sábado, 02, quando será realizada uma Feira de Adoção no Shopping Park Lagos, de 11h às 17h. Estarão disponíveis cerca de 30 animais, entre cães e gatos, filhotes e adultos. Os adultos são castrados, vacinados e vermifugados, e os filhotes terão garantia de castração após os seis meses de idade.
Os interessados em adotar um animal podem comparecer à feira com documento de identidade, CPF, e comprovante de residência. O Shopping Park Lagos fica localizado na Avenida Henrique Terra, 1.700, no bairro Portinho. Quem quiser ajudar o canil com doações, é só ir diretamente no Canil Municipal, que fica na Fazenda Campos Novos, s/nº, em Tamoios.
Para aqueles que não tiverem disponibilidade de ir até a feira ou até o Canil, também pode entrar em contato pelo whatsapp da Superintendência: (22) 99237-6507. Os interessados terão acesso a fotos e informações dos animais disponíveis para adoção.