Mídias Sociais

Cidades

Semana da Luta da Pessoa com Deficiência começa nesta segunda-feira, 17, em Cabo Frio

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

Começa nesta segunda-feira, 17, a Semana da Luta da Pessoa com Deficiência, realizada em Cabo Frio. A ação faz parte da celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (PCD), celebrado no dia 21 de setembro e contará com diversas atividades com o intuito de dar visibilidade para questões como acessibilidade, inclusão e outras reivindicações.

A abertura oficial da Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência acontecerá às 10h, no auditório da Prefeitura e contará com a presença do Prefeito, Dr. Adriano. Já na terça-feira, 18, acontece uma reunião solene do COMUD-PCD- Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, às 9h, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), no Braga.

Na quarta-feira, 19, haverá uma palestra do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) - Cabo Frio, ministrada pela procuradora do Ministério Público do Trabalho, Cirlene Zimmermann, que tratará sobre o acesso ao mercado de trabalho em igualdade de oportunidades e condições justas. A atividade inicia às 9h.

Já na quinta-feira, 20, acontecerá uma mobilização na Praça Porto Rocha, no centro de Cabo Frio, às 15h. Após a mobilização as associações seguirão para a Câmara Municipal de Cabo Frio. Na ocasião, presidentes das associações ocuparão a Tribuna Livre, na Câmara Legislativa Municipal às 18h.

A programação encerra na sexta-feira, 21, com a campanha de conscientização do uso de vagas especiais no Shopping Park Lagos, a partir das 14h.

A Semana de Luta da Pessoa com Deficiência vai reunir a Associação dos Deficientes de Cabo Frio, a Associação dos Pais e Amigos do Excepcional (Apae), a Associação de Surdos da Região dos Lagos e o Centro de Inclusão do Deficiente Visual da Região dos Lagos.

As mobilizações serão realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comud-PCD), o Shopping Park Lagos e apoio da Inter TV.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem cerca de 47 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência.  Destas, 19 mil residem em Cabo Frio de acordo com o censo de 2010. Com a ampliação do número de pessoas com direito à acessibilidade esse dado deve ter uma nova realidade.

 


 

Mais lidas do mês