Mídias Sociais

Cidades

Segunda reunião sobre Plano de Mobilidade Urbana acontece em Tamoios, distrito de Cabo Frio

Avatar

Publicado

em

 

Vale lembrar que a cidade também está com um questionário online para que a população opine sobre o plano. 

Acontece nesta terça-feira, 23, mais uma reunião para debater sobre o Plano de Mobilidade Urbana de Cabo Frio. Desta vez o encontro acontece, às 19h, no auditório do Centro Administrativo de Tamoios, que fica no Shopping UnaPark. Esta será a segunda ação participativa promovida pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Cabo Frio: a primeira aconteceu na última semana no bairro Peró com moradores dos bairros vizinhos.

O objetivo desses encontros é ouvir a comunidade na busca de soluções para assuntos relacionados ao trânsito, estacionamentos, transporte público, ciclovias, acessibilidade e pedestres.

“Precisamos ouvir quem vive nos bairros e conhecer as peculiaridades de cada local para a construção organizada e democrática do plano. Neste primeiro momento estamos pontuando algumas situações junto aos moradores para que possamos planejar as medidas necessárias”, explicou o Secretário de Mobilidade Urbana, Mauro Branco, lembrando que serão agendadas, ainda, reuniões no Centro, São Cristóvão e Jardim Esperança.

Vale lembrar que os cabo-frienses podem participar da construção do Plano de Mobilidade Urbana da cidade também de forma online. O Departamento de Trânsito e Transportes (ENGETTRANS) da Secretaria de Mobilidade Urbana lançou uma pesquisa na internet para ouvir os moradores.

Para participar basta responder as perguntas do questionário disponível no endereço eletrônico https://goo.gl/KVnr2w . A plataforma solicita informações como e-mail, nome e sobrenome, idade, gênero, renda familiar, escolaridade, além do tipo de residência e bairro onde mora, estuda, faz compras e utiliza para lazer. Também é preciso informar as necessidades de mobilidade e acessibilidade e sugerir como é a cidade esperada para os próximos anos.

Esses dados serão compilados pela equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana e integrados ao Plano de Mobilidade. Segundo o secretário da pasta, Mauro Branco, toda população deve colaborar para construção de uma cidade melhor.

“Esta pesquisa é de extrema importância para definir estratégias e melhorias para a nossa cidade. É uma longa empreitada e vamos precisar da ajuda de todos. É muito importante que todos compartilhem experiências para melhorar a mobilidade da nossa cidade, e para isso a pesquisa é fundamental, porque vai identificar como está a mobilidade nos bairros e como é o deslocamento pelo município”, destacou.

O calendário de elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Cabo Frio prevê uma série de outras ações, como pesquisas complementares, eventos técnicos (com especialistas) e reuniões setoriais (sociedade civil organizada). A definição das propostas está prevista para o mês de abril. Após a consolidação do Plano em forma de Projeto de Lei (PL), ele será encaminhamento à Câmara Municipal de Vereadores para aprovação. E a expectativa é que o plano seja colocado em prática ainda no fim do primeiro semestre do ano.

 

 

 

Mais lidas da semana