Mídias Sociais

Cidades

Sala de Cinema de Casimiro de Abreu vai receber equipamentos de última geração

Avatar

Publicado

em

 

O espaço multiuso, que vai abrigar a Sala de Cinema Humberto Mauro, irá receber equipamentos de última geração por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (PADEC). A iniciativa é feita em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e com o Ministério da Cultura. Ela tem como objetivo transformar os locais em um polo de cultura. A notícia é mais um motivo para comemorar o Dia do Cinema Brasileiro, neste domingo, dia 19.

Serão entregues ao município, projetores 2K, sistemas de som Dolby, mesas digitais de controle de som e luz, telas para cinema, poltronas e kits de microfone. De acordo com o presidente da Fundação Cultural, Luis Gustavo Marchiori, com as novas conquistas a cidade oferecerá, um espaço com mais conforto e segurança aos moradores. "Poderemos também atrair e receber festivais de cinema, e, ao mesmo tempo, peças de teatro, já que teremos um palco na nova sala", disse.

A partir de agora, serão realizados os trâmites de formalização junto aos municípios beneficiados para que os materiais possam ser entregues, seguindo os trâmites burocráticos. Este ano, o programa vai entregar os materiais para capacitar ou aprimorar teatros, cinemas, cineclubes e espaços multiuso, para que se tornem referência de atividade cultural para suas comunidades. Nesta edição, 20 municípios do Estado foram contemplados.

REFORMA - O espaço multiuso que vai abrigar a Sala de Cinema e a Escola de Dança está em reforma. As adaptações têm sido feitas de acordo com a disponibilidade de recursos da Fundação Cultural Casimiro de Abreu. Quanto estiver pronto, o espaço atual será maior que o anterior, com a acústica e iluminação adequada, acessibilidade e climatizada. "Esta é uma estrutura que significa um progresso para a cidade. Vamos conseguir estimular a produção dos artistas locais, seja no teatro ou no audiovisual. Além disso, a localização é bem estratégica por estar próximo ao Centro", finalizou Luis Gustavo Marchiori.

PROJETO - Enquanto a Sala de Cinema Humberto Mauro não volta a funcionar, a tela e o acervo está à disposição do projeto Cineclube Beira-Rio Café, realizado na Biblioteca Carlos Drummond de Andrade, em Barra de São João. A ação, que debate as técnicas e o período histórico e que a produção foi feita, é realizada todas as segundas-feiras, às 18 horas. A entrada é franca.

Mais lidas da semana