Mídias Sociais

Cidades

Reforço da vacina contra meningite está disponível em todos Postos de Saúde de Cabo Frio

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

A Secretaria de Saúde de Cabo Frio informou que já está disponível em todos os postos de saúde do município a vacina meningocócica ACWY. A dose faz parte do calendário de rotina de vacinação e é um reforço para adolescentes de 11 e 12 anos que já foram imunizados contra a meningite C.

Para que os adolescentes tomem a dose, que protege contra quatro sorotipos de meningite bacteriana, que é a forma mais grave da doença: A, C, W e Y, é necessário comparecer a um dos postos de saúde do 1º ou 2º Distrito, acompanhado dos pais, munidos do cartão do SUS, CPF e RG dos adolescentes. O horário e dias de vacinação ficam a critério de cada equipe nas unidades.

"Se o adolescente dessa faixa etária fez o reforço contra a meningo C, ele tem que retornar ao posto para receber a ACWY. Mesmo que não esteja no período deste jovem receber a dose, ele deve procurar a unidade, que vai verificar qual foi a data da vacinação anterior e se tem intervalo de 30 dias para agendar. Mas se já estiver no período, vai receber a vacina naquele momento. É bom que os responsáveis desses adolescentes os levem ao posto", explicou a coordenadora do Programa de Imunização, Patrícia Freitas.

 

Sobre a meningite

 

A meningite é uma doença grave, que provoca inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, e que pode ser causada por vírus ou por bactéria. De acordo com o Ministério da Saúde, o risco de contrair meningite é maior entre crianças menores de cinco anos, principalmente até 1 (um) ano. No entanto, pode acontecer em qualquer idade.

No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Casos são esperados ao longo de todo o ano, com o surgimento de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno e das virais na primavera-verão. Atualmente, o SUS também oferece a vacina contra o sorotipo C, que é indicada para bebês aos 3 e 5 meses e com reforço aos 12 meses.

Mais lidas da semana