Mídias Sociais

Cidades

Quiosque é demolido na Praia de João Fernandes, em Búzios, por determinação judicial

Avatar

Publicado

em

 

Um quiosque foi demolido na Praia de João Fernandes, em Búzios, nesta semana. A medida foi tomada por meio das secretarias de Meio Ambiente e de Ordem Pública, em cumprimento a uma determinação da Justiça Federal.

Segundo as informações oficiais, outras construções também podem ser demolidas em breve, já que cada quiosque está respondendo seu processo de forma independente.

Os danos ambientais causados pelos quiosques irregulares na localidade, foram revelados em vistoria realizada pelo MPF em 2010, quando verificou que as construções ocupam a faixa de areia com cadeiras, mesas e guarda-sóis, desrespeitando os direitos do cidadão de usufruir o espaço público e dificultando o trânsito de banhistas. Além disso, alguns quiosques suprimiram a vegetação local, alterando as características naturais da região, gerando uma severa degradação ambiental.

De acordo com o secretário Municipal de Meio Ambiente de Armação dos Búzios, Fábio Dantas, o principal objetivo é fazer a recuperação ambiental nos pontos possíveis.  "Nós estamos auxiliando a Justiça Federal na demolição, acelerando essa demanda porque é uma aspiração de execução da secretaria em executar em todas as praias a recuperação ambiental. Hoje, estamos demolindo aqui em João Fernandes, e hoje mesmo já começaremos a fazer o projeto de recuperação da área degradada, que não será mais utilizada comercialmente. Essa demolição já foi decidida pela justiça e os outros estão sob júdice. Estamos apenas cumprindo o que está decidido pela justiça. O nosso técnico Campolina, o Celso e o pessoal da nossa área técnica já estão no local juntamente com a fiscalização. A Guarda Marítima Ambiental também está aqui para ver qual a vegetação do local que tem que ser recuperada, visando em dar um exemplo com um efeito pedagógico para assim que a gente tirar as estruturas já entrarmos com a recuperação ambiental, como fizemos com a praia do Forno e Ferradura.", explicou.

Mais lidas da semana