Mídias Sociais

Cidades

Prolagos pode ser multada por poluição das praias de Arraial do Cabo

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

A Concessionária de água e esgoto responsável pela Região dos Lagos, Prolagos, pode ser multada em até R$ 3 milhões, caso seja confirmado que a má prestação de serviço por parte da companhia tenha resultado na poluição das praias de Arraial do Cabo.

Segundo Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio (Agenersa), a Prolagos tem até quarta-feira, 06, para encaminhar um relatório com explicações técnicas sobre as medidas tomadas para conter o vazamento de esgoto causado pelo rompimento de uma tubulação que deixou as águas das praias de Arraial do Cabo contaminadas. A Agenersa também solicitou à Prolagos um parecer técnico emitido por empresa especializada que ateste a qualidade das águas das praias do município, bem como se há riscos de contaminação.

A Agenersa requisitou ainda à Prefeitura de Arraial do Cabo e ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que é o órgão responsável pela fiscalização ambiental, o envio de laudos técnicos e demais informações relativas à qualidade da água das praias do município dos últimos dias para que possam ser juntados aos autos do processo regulatório.

Secretários do município já se reuniram no gabinete do Prefeito, Renatinho Vianna com o intuito de definir a preparação de relatórios e laudos junto à secretaria de Meio Ambiente e procuradoria para que sejam lavrados os autos de multa à Prolagos.

Os relatórios serão examinados pela Câmara Técnica de Saneamento e Procuradoria da Agenersa para saber se constitui ou não infração ao contrato de prestação de serviços por parte da Prolagos.

 

Sobre o caso - Durante o temporal, que atingiu a Região dos Lagos no último dia 25, uma tubulação de esgoto acabou rompendo, deixando quatro pontos de Arraial do Cabo impróprios para banho.

            O vazamento teria começado na Prainha antes da correnteza contaminar também os demais locais. Duas praias já foram liberadas, porém, a Prainha e a Praia dos Anjos ainda estão contaminadas.

A concessionária de água e esgoto Prolagos colheu amostras nesta segunda-feira, mas o resultado dos testes só ficará pronto em 20 dias


 

Mais lidas do mês