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Procon de Macaé divulga balanço de atendimentos realizados em 2017

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Segundo o órgão, foram 8.633 atendimentos, entre eles, audiências de conciliação. 

O Procon (Procuradoria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor) de Macaé divulgou balanço de atendimentos realizados em 2017. Segundo o órgão, foram 8.633 atendimentos, sendo 1.132 audiências de conciliação. Pela faixa etária de consumidores atingidos, está de 31 a 40 anos, 22,37%. Em seguida, está 41 a 50 anos, com 20,19%; 51 a 60 anos, com 20,15%; 61 a 70 anos, 14,55%; 21 a 30 anos, 13,51%; acima de 70 anos, 7,82%; até 20 anos, 1,42%.

A maioria das reclamações é realizada pelo público feminino, com 54,77%. Os outros 45,23% ficou com o público masculino. Já quando as ocorrências são por assunto, 38,17% são serviços essenciais. Os serviços financeiros representam 24,85% e os produtos 20,06%.

Segundo o Procon de Macaé, no ranking das empresas que mais receberam reclamações, está: Telefônica Brasil -Vivo (998); Telemar Norte Leste S/A - Oi (718); Claro S/A (600); Enel Brasil S/A - antiga Ampla (510); Bradescard (263); Embratel TV SAT - NET (259); Via Varejo S/A - Ponto Frio/Casas Bahia (251); C. Nova Comércio Eletrônico S/A (228); SKY Serviços de Banda Larga S/A (208).

Postos de combustíveis

Entre as ações realizadas em 2017 pelo Procon de Macaé, está a operação em postos de combustíveis. Em parceria com a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), o órgão atuou nos estabelecimentos da cidade, verificando a qualidade da gasolina e do etanol, além de analisar a quantidade que sai da bomba, solicitada pelo consumidor.

A fiscalização foi realizada por fiscais do Procon e especialistas em regulação, petróleo, gás e biocombustíveis da ANP. O teste analisou o teor do etanol na gasolina, sendo permitido 27% com variação de 2% para mais ou menos. Já o etanol deve conter entre 92.05% e 95.04% de álcool. Também foram verificados nos postos de combustíveis itens obrigatórios como Código de Defesa do Consumidor, cartaz do Procon e livro de reclamações.

Supermercados

O Procon Macaé realizou diversas operações de fiscalização em supermercados, verificando a validade dos produtos e os que estavam em desacordo com a legislação. Também foram vistoriadas câmaras frigoríficas de todos os estabelecimentos visitados, documentação (alvará de  funcionamento, Certificado do Corpo de Bombeiros), a existência de exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC), cartaz do Procon, livro de reclamação (Lei Estadual nº 6.613/2013), bem como a existência de caixas preferenciais para idosos, gestantes, pessoas com deficiência, número de operadores de caixa, emissão de nota fiscal para o consumidor e funcionamento adequado dos leitores de código de barras.

Daniela Bairros

Crédito: João Barreto

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